Projetos de Pesquisa

Avaliação da Ed. Olímpica na proposta metodológica dos professores que atuam no Ensino Fund. nas Esc

Avaliar a aplicação e execução da EO na proposta metodológica dos professores que atuam do 2º ano ao 4º ano do Ensino Fundamental nas Escolas Municipais de Erechim.

Orientador: José Luis Dalla Costa

Bolsista: Victor Hugo Brandão

Status: Concluído

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Educação Olímpica e Atletismo: ferramentas de ensino-aprendizagem visando o desenvolvimento da coordenação motora de estudantes dos 4° e 5º anos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Cristo Rei.

O presente estudo, experimental, objetiva desenvolver a EO e o Atletismo como ferramentas de ensino-aprendizagem visando o desenvolvimento da coordenação motora em estudantes dos 4° e 5º anos do da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cristo Rei de Erechim/RS. Serão utilizados o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), para caracterização da amostra e o KTK (Körperkoordinationstest für Kinder) de Kiphard e Schilling (1974), para avaliar o nível de coordenação motora dos participantes em quatro momentos: no período que antecede a aplicação do Programa de EO Agosto/2017, Dezembro/2017, quando as aulas retornarem em Março/2018 e finalizando em Junho/2018. A amostra será composta de alunos dos 4° e 5º anos do Ensino Fundamental regularmente matriculados na referida escola. O cálculo do IMC é expresso pela relação entre o peso corporal em quilogramas (kg) e o quadrado da estatura em metros (m²). A classificação para sobrepeso e obesidade, em percentil, será realizada segundo a tabela de padrões de referência do IMC, proposta por Viuniski (2000), para crianças de 6 a 11 anos de idade. Para os participantes com mais de 12 anos de idade, será utilizada a classificação da Vigilância Alimentar e Nutricional – SISVAN, a qual é realizada por meio da curva de distribuição em percentis por sexo e idade, sendo classificada como baixo peso, crianças com percentil menor que 5, adequado ou eutrófico, crianças com percentil maior ou igual a 5 e menor que 85, sobrepeso para crianças com percentil maior ou igual a 85 e obesidade para crianças com percentil 95 (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2004). O teste KTK examina o controle total do corpo e a coordenação em crianças de 5 a 14 anos e onze meses. A bateria de testes KTK está constituída por quatro provas ou testes: 1) Trave de Equilíbrio; 2) Saltos Monopedais; 3) Saltos Laterais; 4) Transferências sobre Plataformas. Cada teste apresenta um quociente motor que, somados apresenta uma classificação própria quanto ao quociente motor geral e em percentual e, traz a classificação em: alto, bom, normal, regular e baixo, conforme suas tabelas para sexo e idade. Os participantes do estudo serão submetidos a um Programa de Ensino-aprendizagem em EO e Atletismo, iniciando na segunda quinzena de Agosto/2017 até a primeira quinzena de Dezembro/2017 e retornando na segunda quinzena de Março/2018 finalizando na segunda quinzena de Junho/2018 a serem realizadas na Vila Olímpica da URI Erechim. Em cada intervenção serão contempladas atividades, tais como: atividades que visem desenvolver a EO e os Valores Olímpicos, saltos, arremessos, corridas, jogos lúdicos, estafetas, circuitos motores, minijogos e habilidades manuais (desenho, pintura, recorte e colagem). Os dados serão analisados por meio da estatística descritiva e da estatística inferencial, os quais serão tabulados e armazenados no software Office Excel 2010 e o tratamento estatístico por meio do software BioEstat 5.0.

Orientador: José Luis Dalla Costa

Bolsista: Lucas Fernando Camerini

Status: Em Andamento

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Os efeitos da dança hip hop nas capacidades motoras de meninas do 4º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da URI Erechim – RS e de idosas participantes do Projeto Universidade Sem Li

O desenvolvimento humano está relacionado à coordenação motora, que é a base para o aprendizado de qualquer modalidade esportiva, e ao adequado desempenho nas tarefas diárias do ser humano. As atividades físicas e esportivas podem ser desenvolvidas por meio de Programas de Educação Olímpica (EO), possibilitando a aquisição e aperfeiçoamento das habilidades motoras, que são utilizadas durante toda a vida, sendo essencial para concretizar respostas motoras nas Atividades de Vida Diárias (AVDs), nos esportes e no trabalho. Um programa que visa desenvolver a EO apresenta características de atividades pedagógicas, de caráter multidisciplinar e transversal, tendo como eixo integrador os Valores Olímpicos: Respeito, Amizade e Excelência. Neste contexto, a EO é um processo de ensino-aprendizagem, apresentado pela ideia de um programa, no qual se busca a integração entre corpo e alma, visando o íntegro desenvolvimento humano. O programa está institucionalizado na URI por meio do Parecer: 3115.03/CUN/2011; da Resolução: 1520/CUN/2011 e de Vigência: Permanente. O programa de EO apresenta um subprojeto de Escolinha de Dança, que permite a tentativa de construir uma proposta pedagógica e sistematizada de educação por meio da dança, utilizando como referências a Educação Olímpica e o Hip Hop. O objetivo do projeto é investigar possíveis benefícios que a dança Hip Hop poderá acarretar sobre o nível de coordenação motora de meninas do 4º ano do Ensino Fundamental e de idosas do Projeto Universidade Sem Limites da URI Erechim – RS. Através da dança Hip Hop, visa-se melhorar os índices como as habilidades motoras, padrão fundamental para poder realizar atividades AVDs, e o desempenho motor, nível de desenvolvimento que determinado corpo tem adquirido, em meninas do 4º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da URI Erechim – RS, e em idosas participantes do Programa Universidade Sem Limites da URI Erechim – RS. Para a mensuração de tais qualidades físicas, será utilizado o Teste de Coordenação Corporal para Crianças (Körperkoordination Test für Kinder – KTK) nas participantes do grupo da menor idade, e a Escala de Equilíbrio de Berg (Berg Balance Scale - BBS) e o Teste de Velocidade de Reação (Teste da Régua) para as participantes do grupo da melhor idade. Para ambos os grupos, serão aplicados os pré-testes, anteriores à aplicação das aulas de dança, uma análise formativa, após a 5º intervenção, e os pós-testes, posteriores à aplicação da 10º intervenção. Tanto as sessões de dança quanto os testes deverão ser realizados nas dependências da URI Erechim. Posterior à Autorização da Instituição, a forma de escolha dos participantes será feita por meio de Termos de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e Termo de Assentimento, dependendo do grupo, e que deverão ser devidamente assinados caso haja interesse na participação. Desta forma, espera-se um desenvolvimento de índices satisfatórios de coordenação motora nos grupos de crianças e idosas, visando sempre um desenvolvimento pleno por meio das atividades propostas.

Orientador: José Luis Dalla Costa

Bolsista: ALLAN KNECHT

Status: Em Andamento

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