Serviços | Edifapes | URI Câmpus de Erechim -
 

A EdiFAPES, Livraria e Editora da FAPES - Fundação Alto Uruguai para a Pesquisa e o Ensino Superior, é mantida pela URI Erechim, localizada na Av. Sete de Setembro, nº 1621, na Cidade de Erechim, Rio Grande do Sul.

Incursionando por outros caminhos, além de ensino, pesquisa e extensão, a EdiFAPES abre espaço para que autores vinculados a estilos literários diferentes também possam trazer a público suas obras. Nesse sentido, apresenta produções que vão da poesia ao romance, passando pelos contos e pela literatura infantojuvenil e infantil, que constituem a Série Literatura - Autores de Erechim e a Série Infantis.

Ampliando a atuação, a editora também se insere na produção de livros técnicos e de periódico, representado pela Revista Perspectiva.

Conselho Editorial
Adilson Luis Stankiewicz (URI / Erechim/RS) - Presidente
Arnaldo Nogaro (URI / Erechim/RS)
Cláudia Petry (UPF / Passo Fundo/RS)
Elcemina Lucia Balvedi Pagliosa (URI / Erechim/RS)
Elisabete Maria Zanin (URI /Erechim/RS)
Jadir Camargo Lemos (UFSM / Santa Maria/RS)
Maria Elaine Trevisan (UFSM / Santa Maria/RS)
Michèle Satto (IFMT / Cuiabá/MT)
Neila Tonin Agranionih (UFPR / Curitiba/PR)
Sérgio Bigolin (URI / Erechim/RS)
Yuri Tavares Rocha (USP / São Paulo/SP)

 

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

Experiências de Modelagem no Ensino de Matemática

Série: Didáticos
Área: Matemática
Autor(es)/Organizador(es): Pedro Augusto Pereira Borges, Clemerson Alberi Pedroso (Orgs.)
ISBN: 978-65-88528-27-3
Formato: PDF
Número de páginas: 183

Esta obra é uma iniciativa de professores e professoras que conviveram no ambiente dos cursos de Licenciatura de Matemática e/ou do Mestrado em Matemática da UNIJUÍ, onde iniciaram a prática da modelagem que empregam efetivamente em sua atuação nas Universidades (UFFS/Chapecó, URI/Erechim, UNIPAMPA/Itaqui) e Institutos de Educação do Sul do Brasil (IFRS/Bento Gonçalves, IFRS/Ibirubá, IFSC/Chapecó). É também um depoimento, uma amostra, ainda que pequena, da indagação “Como, quem e onde se utiliza modelagem no ensino de Matemática?”. Os capítulos são relatos de experiências desenvolvidas independentemente entre si, geradas antes mesmo da decisão de publicá-las em livro, resultado da prática natural de ensinar com modelagem, não como uma obrigação, exigência de política educacional ou orientação específica de algum projeto pedagógico institucional, mas como um jeito nosso de ensinar.

Download

Criando ... Volume XIX Ensino Médio

Série: Literatura - Autores de Erechim
Autor(es)/Organizador(es): Viviane Forcellini Domingues, Letícia Teixeira e Silva Dumke
ISBN: 978-65-88528-34-1
Formato: PDF
Número de páginas: 128

Esta obra reúne poemas escritos pelos alunos da Escola de Educação Básica da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI Erechim, do Ensino Médio durante o ano letivo de 2022.

Download

Criando ... Volume XIX Ensino Fundamental II

Série: Literatura - Autores de Erechim
Autor(es)/Organizador(es): Viviane Forcellini Domingues, Letícia Teixeira e Silva Dumke
ISBN: 978-65-88528-34-1
Formato: PDF
Número de páginas: 72

Esta obra reúne poemas escritos pelos alunos da Escola de Educação Básica da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI Erechim. Em 2022, o Criando volume XIX, em relação à parte de criação do ensino fundamental, restringiu-se às três turmas de nonos anos: 9A, 9B e 9C. A ilustração da capa ficou a cargo da aluna Laura Antônia Basso.

Download

Contextualização e Aprendizagem Significativa: Proposição de Estratégias Didático-Metodológicas

Série: Didáticos
Área: Educação
Autor(es)/Organizador(es): Geisa Heidy Gelhardt, Idanir Ecco
ISBN: 978-65-88528-26-6
Formato: Impresso
Número de páginas: 104

Obra que desperta, que instiga, que possibilita um novo entendimento para a ação reflexiva educacional e que desacomoda professores e estudantes. Transformar a educação em tempos atuais é uma demanda ética aos professores; e por ética entende-se a responsabilidade destes na educação das gerações.