A EdiFAPES, Livraria e Editora da FAPES - Fundação Alto Uruguai para a Pesquisa e o Ensino Superior, é mantida pela URI Erechim, localizada na Av. Sete de Setembro, nº 1621, na Cidade de Erechim, Rio Grande do Sul.
Incursionando por outros caminhos, além de ensino, pesquisa e extensão, a EdiFAPES abre espaço para que autores vinculados a estilos literários diferentes também possam trazer a público suas obras. Nesse sentido, apresenta produções que vão da poesia ao romance, passando pelos contos e pela literatura infantojuvenil e infantil, que constituem a Série Literatura - Autores de Erechim e a Série Infantis.
Ampliando a atuação, a editora também se insere na produção de livros técnicos e de periódico, representado pela Revista Perspectiva.
Conselho Editorial
Adilson Luis Stankiewicz (URI / Erechim/RS) - Presidente
Arnaldo Nogaro (URI / Erechim/RS)
Cláudia Petry (UPF / Passo Fundo/RS)
Elcemina Lucia Balvedi Pagliosa (URI / Erechim/RS)
Elisabete Maria Zanin (URI /Erechim/RS)
Jadir Camargo Lemos (UFSM / Santa Maria/RS)
Maria Elaine Trevisan (UFSM / Santa Maria/RS)
Michèle Satto (IFMT / Cuiabá/MT)
Neila Tonin Agranionih (UFPR / Curitiba/PR)
Sérgio Bigolin (URI / Erechim/RS)
Yuri Tavares Rocha (USP / São Paulo/SP)
Série: Anais
Área: Administração, Arquitetura e Urbanismo e Ciências Contábeis
Autor(es)/Organizador(es): Fernando Sergio Mazon
ISBN: 978-65-88528-46-4
Formato: PDF
Número de páginas: 113
Os Cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo e Ciências Contábeis, assim como os cursos EAD da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI Erechim – apresentam nestes Anais os resumos de trabalhos realizados por acadêmicos e professores, submetidos e aprovados na IX Mostra Científica dos Cursos de Administração e Ciências Contábeis e III Mostra Científica dos Cursos de Arquitetura e Urbanismo e do EAD URI Erechim.
Série: Anais
Área: Enfermagem
Autor(es)/Organizador(es): Irany Achiles Denti, Cibele Sandri Manfredini
ISBN: 978-65-88528-45-7
Formato: PDF
Número de páginas: 62
As ações executadas pelos Enfermeiros (as) podem ser expressas em todos os níveis de atenção à saúde. Na docência, as diretrizes apontam para que a ênfase seja expressa nas ações de ensino, pesquisa e extensão. Para atender a estas propostas educativas anualmente o grupo de docentes que compõem o curso de Enfermagem organiza um evento onde seja possível desenvolver competências e habilidades por vezes pouco exploradas.
Neste sentido, o XXIII Encontro de Enfermagem do Alto Uruguai e XIX Encontro de Acadêmicos de Enfermagem apresentou como tema “Protagonismo da Enfermagem nas Linhas de Cuidado em Saúde”, tendo como objetivos: Possibilitar aos participantes a qualificação técnica e científica, ampliando seus conhecimentos, habilidades e competências para as diversas linhas de cuidado da enfermagem; Evidenciar o Curso de Enfermagem URI nas potencialidades de trabalho integrando discentes, docentes e profissionais da área; Estimular a construção do conhecimento por meio da apresentação de trabalhos científicos; Possibilitar aos participantes a qualificação técnica e científica, ampliando seus conhecimentos e habilidades para o cuidado; estimular a atualização e complementação da formação profissional por meio de minicursos; Possibilitar que os acadêmicos de graduação exponham trabalhos de cunho científico, que estão sendo realizados ou que julguem como uma contribuição pertinente para o debate acadêmico na área; Desenvolver habilidades para elaboração do raciocínio analítico e crítico, trabalho em equipe, capacidade de síntese, comunicação, expressão escrita e oral.
Série: Didáticos
Área: Educação
Autor(es)/Organizador(es): Geisa Heidy Gelhardt / Idanir Ecco
ISBN: 978-65-88528-26-6
Formato: PDF
Número de páginas: 100
A aprendizagem significativa é proposta pelos autores como uma abordagem que se difere do ensino mecanizado e conteudista, sem relação com o meio. Afirmam que a contextualização do ensino é elemento motivacional para os estudantes e uma boa oportunidade para a ressignificação da docência, trazendo elementos incentivadores da análise crítica e criativa dos envolvidos, colocando estudantes e professores como protagonistas no processo de ensinar e de aprender.
Uma obra que desperta, que instiga, que possibilita um novo entendimento para a ação reflexiva educacional e que desacomoda professores e estudantes.
Série: Trabalhos acadêmicos : E-book: TCC
Área: Educação
Autor(es)/Organizador(es): Idanir Ecco (Org.)
ISBN: 978-65-88528-44-0
Formato: PDF
Número de páginas: 238
É da missão da Universidade fazer ensino, pesquisa e extensão. Bem como dela se espera que o faça de forma articulada para que haja o fortalecimento mútuo e progressivo de cada um destes pilares. A obra Educação em foco: diálogos interdisciplinares constitui-se em um exemplo de como o ensino e a pesquisa podem estar atrelados na formação do estudante e na prática pedagógica dos docentes, e, posteriormente chegar a educadores e às escolas, cumprindo a terceira função que é a extensão. É uma demonstração de que a escrita pode se constituir em exercício democrático e oportunidade de expressão de pensamento de diferentes naturezas. No meu entendimento, há dois objetivos claros que podem ser concebidos em relação ao escrito que aqui apresento: o primeiro e, mais declarado e explícito, é o de ser espaço e veículo de disseminação de conhecimentos produzidos no Curso de Pedagogia da URI – Erechim; o segundo, mais implícito, mas não menos importante, é o de incentivar autorias e despertar a ousadia de estudantes e educadores para escreverem, sistematizar suas práticas e experiências como mecanismos de aprendizagem e de formação.