Serviços | Edifapes | URI Câmpus de Erechim
 

A EdiFAPES, Livraria e Editora da FAPES - Fundação Alto Uruguai para a Pesquisa e o Ensino Superior, é mantida pela URI Erechim, localizada na Av. Sete de Setembro, nº 1621, na Cidade de Erechim, Rio Grande do Sul.

Incursionando por outros caminhos, além de ensino, pesquisa e extensão, a EdiFAPES abre espaço para que autores vinculados a estilos literários diferentes também possam trazer a público suas obras. Nesse sentido, apresenta produções que vão da poesia ao romance, passando pelos contos e pela literatura infantojuvenil e infantil, que constituem a Série Literatura - Autores de Erechim e a Série Infantis.

Ampliando a atuação, a editora também se insere na produção de livros técnicos e de periódico, representado pela Revista Perspectiva.

Conselho Editorial
Adilson Luis Stankiewicz (URI / Erechim/RS) - Presidente
Arnaldo Nogaro (URI / Erechim/RS)
Cláudia Petry (UPF / Passo Fundo/RS)
Elcemina Lucia Balvedi Pagliosa (URI / Erechim/RS)
Elisabete Maria Zanin (URI /Erechim/RS)
Jadir Camargo Lemos (UFSM / Santa Maria/RS)
José Eduardo dos Santos (UFSCar - São Carlos/SP)
Maria Elaine Trevisan (UFSM / Santa Maria/RS)
Michèle Satto (IFMT / Cuiabá/MT)
Neila Tonin Agranionih (UFPR / Curitiba/PR)
Sérgio Bigolin (URI / Erechim/RS)
Yuri Tavares Rocha (USP / São Paulo/SP)

 

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: Relatos de Experiência 2020-2021

Série: Didáticos
Área: Formação Docente
Autor(es)/Organizador(es): Luciana Dornelles Venquiaruto (org.)
ISBN: 978-65-88528-16-7
Formato: PDF
Número de páginas: 106

O Programa Residência Pedagógica (RP) é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem como objetivo aperfeiçoar a formação prática nos cursos de licenciatura, por intermédio da imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso. A Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) aderiu a esse Programa desde o seu primeiro edital, acreditando que ele seria um importante instrumento de integração entre universidade, escola e comunidade. Ao se aproximar do término do período de vigência do edital nº 01/2020/CAPES, tomou-se a iniciativa em organizar a presente obra que busca divulgar relatos de experiência de uma almejada educação inclusiva, durante a pandemia ocasionada pelo novo Coronavírus (SARS-CoV-2), no decorrer dos anos 2020-2021, anos que ficarão marcados na história de vida de cada um dos autores que compõem essa obra.

Download

Anais da III Semana Acadêmica e II Mostra Científica da Medicina Veterinária (2021)

Série: Anais
Área: Veterinária
Autor(es)/Organizador(es): Daniela dos Santos de Oliveira / Guilherme Lopes Dornelles
ISBN: 978-65-88528-17-4
Formato: PDF
Número de páginas: 226

Os Anais da III Semana Acadêmica e da II Mostra Científica do Curso de Medicina Veterinária da URI Erechim, são a compilação dos trabalhos completos apresentados durante este evento, e refletem a importância do ensino, pesquisa e extensão entre a URI e a Comunidade externa. Sendo assim, esta segunda edição contempla trabalhos que abordam temas da atualidade, aliando a teoria a prática profissional. O leitor encontrará nesta publicação os trabalhos apresentados nos grupos de trabalhos fomentadores de discussões e promotores da ampliação do conhecimento nas temáticas abordadas pelos autores.

Download

ANAIS DO XXVII - SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, INOVAÇÃO E TECNOLOGIA - SIICITEC; XIX- SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE EXTENSÃO - SIEX; XXV -SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO EM PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO – SIPPG

Série: Anais
Área: Todas
Autor(es)/Organizador(es): Amito J. Teixeira, Claodomir A. Martinazzo, Elisabete M. Zanin, Marcelo L. Mignoni, Sônia Zakrzevski
ISBN: 978-65-88528-14-3
Formato: PDF
Número de páginas: 0

A URI iniciou suas atividades como instituição produtora de conhecimentos, atendendo a tríade do ensino, da pesquisa e da extensão, na fase do percurso histórico da humanidade caracterizado como Sociedade da Informação. Nesse período 4.0, com a aparição dos computadores, o mundo ficou digital e, com isso passou a ser possível processar uma grande quantidade de dados e de nos comunicar em tempo real com pessoas de qualquer parte do planeta. Prestes a celebrar 30 anos como universidade, vê-se inserida numa nova era, denominada de 5.0, ou sociedade superinteligente. É a Era que se caracteriza pela evolução da anterior (4.0) na qual os computadores e a hiperconexão resultam em um modo de vida mais inteligente, eficiente e sustentável. Essa Era tem três valores principais que a fundamentam: a qualidade de vida, a construção de um mundo menos excludente e a sustentabilidade socioambiental. Esse é o sonho da humanidade do século XXI! Muitos avanços são perceptíveis e comprovam que estamos no caminho para alcançar os objetivos almejados por esta sociedade. Contudo, há ainda muitos desafios, dificuldades e limitações para que esses benefícios sejam coletivos, globais e, de fato, contribuam para a melhoria das condições de vida dos seres vivos, desde a sua condição local. Para que se tenha a desejada sociedade, necessitamos de “Ciência 5.0: hiperconexões que transformam”, tema desta edição do Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica – SIICITEC – da URI. Nesta sociedade, centrada no homem, é necessário que se equilibre o avanço econômico com a resolução de problemas sociais com um sistema que integra ciberespaço e espaço físico como casas inteligentes, tecnologias vestíveis, mobilidade autônoma, assistentes digitais, energia inteligente, dentre outras.

Download

ACTA DO XXV - SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO EM PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO – SIPPG

Série: Anais
Área: Todas
Autor(es)/Organizador(es): Amito J. Teixeira, Claodomir A. Martinazzo, Elisabete M. Zanin, Marcelo L. Mignoni, Sônia Zakrzevski
ISBN: 978-65-88528-13-6
Formato: PDF
Número de páginas: 0

A URI iniciou suas atividades como instituição produtora de conhecimentos, atendendo à tríade do ensino, da pesquisa e da extensão, na fase do percurso histórico da humanidade caracterizado como Sociedade da Informação. Nesse período 4.0, com a aparição dos computadores, o mundo ficou digital e, com isso passou a ser possível processar uma grande quantidade de dados e de nos comunicar em tempo real com pessoas de qualquer parte do planeta. Prestes a celebrar 30 anos como universidade, vê-se inserida numa nova era, denominada de 5.0, ou sociedade superinteligente. É a Era que se caracteriza pela evolução da anterior (4.0) na qual os computadores e a hiperconexão resultam em um modo de vida mais inteligente, eficiente e sustentável. Essa Era tem três valores principais que a fundamentam: a qualidade de vida, a construção de um mundo menos excludente e a sustentabilidade socioambiental. Diante disso, como universidade comunitária, a URI tem presente a sua responsabilidade social, expressa em sua missão, ao orientar que devemos formar nossos estudantes como pessoas, como profissionais com competência técnica para o exercício laboral e, em terceiro lugar, porém não menos importante, para exercer com plenitude a sua cidadania, ocupando seu lugar neste contexto de mundo e contribuindo para sua transformação. Depreende-se disso que uma das formas da URI cumprir com seu papel de produção e disseminação do conhecimento científico para a comunidade de sua abrangência, é por meio da realização deste importante evento integrado, cujo tema é “Ciência 5.0: hiperconexões que transformam”. Dentre esses, destacamos o XXV Seminário de Integração em Pesquisa e Pós-Graduação, sob a responsabilidade de organização do Câmpus de Erechim, cuja memória ficará registrada nas Actas que ora prefaciamos.

Download