Infraestrutura | URI Câmpus de Erechim

LABORATÓRIOS

                                            INFRAESTRUTURA LABORATORIAL
   Biotecnologia de Alimentos
    
O Laboratório de Biotecnologia de Alimentos (Bioprocessos), integrado ao Laboratório de Bioquímica/Biologia Molecular, fornece aos discentes o contato com práticas relacionadas a Processos Biotecnológicos, de grande relevância à área de alimentos. O Laboratório de Biotecnologia está instalado em uma área de aproximadamente 75 m². Neste contexto, a infraestrutura laboratorial permite a realização de práticas nas áreas de processos fermentativos, enzimologia industrial, e tratamento biológico de efluentes, relacionadas principalmente à seleção de micro-organismos potenciais de produção de biocompostos (enzimas, corantes, aromas, surfactantes, gomas e outros), produção de biocompostos; desenvolvimento de tecnologias de recuperação, imobilização e/ou encapsulamento; aplicação de biocompostos (óleos vegetais, produção de aromas, resolução de misturas racêmicas, clarificação de bebidas, etc.) visando à obtenção de produtos de valor agregado e de interesse industrial.

 

  Bioquímica/Biologia Molecular

  
O Laboratório de Bioquímica/Biologia Molecular é destinado à pesquisa, ensino e extensão, desenvolvendo atividades com marcadores moleculares, metabólitos secundários in vitro, atividades biológicas, microbiologia aplicada, cultura de tecidos vegetais, entre outras. O Laboratório está instalado em uma área de aproximadamente 110 m² dividida em: câmaras de crescimento, sala de inoculação, laboratório de análises de precisão, área para análises de marcadores enzimáticos e moleculares e área de esterilização/preparo de meios de cultura, interligadas ao Laboratório de Biotecnologia de alimentos (Bioprocessos).

 
   Laboratório de Análise Instrumental

  
O Laboratório de Análise Instrumental está instalado em uma área de aproximadamente 20 m2, interligado aos Laboratórios de Bioquímica/Biologia Molecular e Biotecnologia de Alimentos, destina-se ao apoio de atividades de pesquisa, tendo como principais equipamentos: Espectrofotômetros UV/Visível, Espectrofotômetro de UV/NIR, analisador de umidade/Infravermelho, analisador de atividade de água, Karl Fischer, eletroforese, termociclador, densímetros, entre outros.
 

Processos de Separação/Termodinâmica Aplicada
   
O Laboratório de Processos de Separação/Termodinâmica Aplicada está instalado em uma área de aproximadamente 130 m², destina-se ao desenvolvimento de processos de extração, fracionamento, encapsulamento e de concentração, empregando métodos convencionais (destilação, evaporação, absorção, extração líquido-líquido, filtração, secagem, etc.), separação por membranas, sistema ultrassônico, processos em alta pressão e CO2 supercrítico, instrumentação industrial, dentre outros. A instrumentação de processos é enfatizada por meio da aplicação de nariz e língua eletrônica, desenvolvimento de novos sensores (biossensores e nanossensores) com aplicação em alimentos e/ou águas (pesticidas, hormônios, metais pesados, aromas e outros) e também, na determinação experimental, correlação de propriedades reológicas, termofísicas e de parâmetros de transporte, bem como, estudos experimentais do comportamento de fases (sistemas a baixa e/ou alta pressão).
 
   Laboratório de Tecnologia Ambiental

   
O Laboratório de Tecnologia Ambiental está instalado em uma área de aproximadamente 130 m². As pesquisas desenvolvidas têm como foco o tratamento e aproveitamento de resíduos sólidos, líquidos ou gasosos de indústrias, mediante a aplicação de diferentes tecnologias (biotecnológica, membranas, processos oxidativos e outras), visando aumentar a eficiência, redução dos custos do processo de tratamento de efluentes/resíduos, além de agregar valor aos subprodutos das indústrias da região.
 

   Laboratórios de Apoio
   Microbiologia de Alimentos
  
O Laboratório de Microbiologia possui infraestrutura necessária à realização de atividades experimentais de ensino, ao desenvolvimento de pesquisas e de prestação de serviços a empresas da região. O laboratório de Microbiologia está instalado em área de 75 m².
 
   Análise de Alimentos/Bioquímica de Alimentos

    
O Laboratório de Análise de Alimentos/Bioquímica de Alimentos possui infraestrutura necessária à realização de aulas práticas e desenvolvimento de pesquisas pelos docentes e discentes. Além disso, este laboratório é equipado para o desenvolvimento de estudos relacionados à determinação da composição centesimal, vitaminas, minerais, análises específicas das matérias-primas e dos alimentos, propriedades funcionais e à avaliação de modificações químicas, físicas, reológicas e bioquímicas dos alimentos.
 
   Análise Sensorial
  
O Laboratório de Análise Sensorial oferece condições de estudo das propriedades funcionais dos alimentos, seleção e treinamento de equipe de provadores para avaliação e aceitabilidade de novos produtos alimentícios, realização de análise sensorial de produtos e preparações com alimentos. O Laboratório de Análise Sensorial está instalado em uma sala com área de 67 m2, dispondo de 4 cabines para prova de alimentos. Integrado ao laboratório, visando ao desenvolvimento das atividades, dispõe-se de uma cozinha com todos os equipamentos necessários para o preparo dos alimentos a serem testados.
 
   Química Geral/Química Orgânica

O Laboratório de Química oferece condição para o desenvolvimento de atividades de ensino e pesquisas com infraestrutura para diferentes trabalhos tanto de química inorgânica como química orgânica. O Laboratório de Química Geral/Orgânica está instalado em uma sala de 52 m².
 
   Química Analítica
  
O Laboratório de Química Analítica tem como objetivo a realização de aulas práticas de Química Analítica, Qualitativa e Quantitativa e dar suporte às atividades de pesquisa na área de ciência de alimentos. O Laboratório de Química Analítica está instalado em espaço físico cuja área é de 67 m².
 
   Fenômenos de Transporte/Operações Unitárias
   
O Laboratório de Fenômenos de Transporte/Operações Unitárias tem por objetivo a realização de aulas práticas e dar suporte às atividades de pesquisa que envolvam processos de indústrias químicas e alimentícias em diferentes escalas, envolvendo operações unitárias básicas de transformação de matéria-prima em produtos de maior valor comercial. O estudo dos fenômenos de transferência de quantidade de movimento, calor e massa que ocorrem neste grupo de operações básicas permite o entendimento dos diferentes processos industriais.

 
   Laboratório de Instrumentação
  
O laboratório de instrumentação destina-se a atividades de ensino, pesquisa. O Laboratório está instalado em uma área de aproximadamente 53 m2 e munido de equipamentos de precisão: cromatógrafo a gás equipado com detector FID (GC); cromatógrafo a gás acoplado a espectrômetro de massa (GC-MS); cromatógrafo a gás específico para nitrogênio, fósforo e enxofre; cromatógrafo líquido de alta eficiência (HPLC); espectrofotômetros UV/Visível; espectrofotômetro de absorção atômica; microscópio de força atômica; analisador de carbono total, carbono orgânico (COT) e nitrogênio; analisador de área superficial; difratômetro de raio X, etc.

 

   Central de Materiais

Destina-se a apoiar as atividades de ensino e pesquisa desenvolvidas pelo Programa, dispondo de equipamentos, reagentes, vidrarias e materiais de uso comum. O Laboratório está instalado em uma área de aproximadamente 30 m2.


USINAS-PILOTO DE ALIMENTOS

Além dos laboratórios de ensino e pesquisa, o Programa dispõe de Usinas-Piloto nas áreas tecnológicas de maior relevância. Nestas usinas são realizadas aulas práticas, cursos e atividades de pesquisas destinadas ao desenvolvimento de produtos nas áreas de carnes, leite, cereais, frutas e bebidas, simulando, em pequena escala, o funcionamento de uma indústria alimentícia. Além disso, cabe frisar que as usinas-piloto fornecem uma excelente fonte das operações unitárias mais relevantes à indústria de alimentos, sendo, portanto, utilizadas em atividades práticas de disciplinas ligadas diretamente à área de engenharia.

 

   Usina-Piloto: Carnes e derivados

   Usina-Piloto: Cereais e derivados

   Usina-Piloto: Leite e derivados

   Usina-Piloto: Frutas, hortaliças e bebidas