A carência da oferta de serviços de saúde de qualidade tem sido colocada como um desafio para o alcance de melhores condições de vida e de saúde dos adolescentes. Para isso é necessário compreender a importância das dimensões econômicas, sociais e culturais que permeiam a vida desse grupo, além da procura por serviço de saúde. A adolescência pode ser definida de diferentes formas. Uma dessas formas corresponde à etapa de crescimento e desenvolvimento do ser humano, marcada por grandes transformações físicas, psíquicas e sociais. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a adolescência compreende o período situado entre a infância e a idade adulta, delimitando-o cronologicamente como a faixa dos 10 aos 19 anos de idade.
Orientador: Leodinei Lodi
Status: Concluído
Este é um estudo que pretende analisar os efeitos da exposição dos adolescentes ao uso de álcool e pretende identificar os fatores associados ao mesmo. Serão escolhidos dois alunos de ensino médio, pertencentes a cada uma das escolas pesquisadas. Estes alunos, juntamente com os acadêmicos voluntários do Curso de Odontologia e o professor orientador desenvolverão as atividades. As escolas envolvidas são: Haidée Tedesco Reali e Escola Normal José Bonifácio, de Erechim. Ao final do processo será possível identificar a real necessidade de profilaxia para o uso abusivo de álcool e promoção de saúde para este grupo específico pesquisado: adolescentes entre 10 a 19 anos.
Orientador: Leodinei Lodi
Status: Concluído
O presente projeto tem por objetivo desenvolver um protocolo eficaz na transformação do resíduo tóxico proveniente das práticas odontológicas. Através da recuperação dos resíduos, através da remoção do mercúrio e recuperação da prata é possível a diminuição do impacto ambiental, além do controle na produção e descarte de material utilizado na Clínica-Escola de Odontologia da URI Erechim, onde o projeto foi implementado.
Orientador: Juliane Bervian
Status: Concluído