A Escola de Educação Básica da URI Erechim deu início à terceira edição do projeto Olympic Virtual Exchange. As atividades do projeto tem como objetivo principal conectar escolas Pierre de Coubertin ao redor do mundo a fim de promover diversas aprendizagens através do esporte e do olimpismo, dentre elas, a prática contextualizada da língua inglesa e o desenvolvimento da competência global dos estudantes.
O Olympic Virtual Exchange reúne, neste ano, 130 jovens de quatro países – Brasil, Espanha, Áustria e Eslováquia. A iniciativa foi idealizada em 2023 pelos professores brasileiros Bruno Felipe Assoni Faleiro e Jancileidi Hübner, com o propósito de articular de forma interdisciplinar as vivências dos estudantes do Ensino Médio nas aulas de Educação Física, fundamentadas na Educação Olímpica, com a competência linguística em Língua Inglesa desenvolvida por meio do trabalho do Centro de Línguas URI. Naquele primeiro ano, os docentes buscaram a parceria de colegas espanhóis. Em 2024, o alcance do projeto foi ampliado com a entrada de estudantes austríacos e, em 2025, a dimensão internacional da parceria foi consolidada com a participação de uma quarta escola da Eslováquia.
As atividades são conduzidas de forma síncrona e assíncrona, contemplando tanto aspectos culturais quanto reflexões sobre esporte, olimpismo e questões transversais como, por exemplo, o papel de atletas consagrados em campanhas de marketing e o impacto dessa influência no consumo entre adolescentes. A cada ano as fases do projeto são reformuladas e as atividades deste ano dialogam diretamente com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 12 – Produção e Consumo Conscientes, incentivando reflexões críticas sobre escolhas de consumo e sustentabilidade.
As primeiras atividades incluíram a sessão de abertura síncrona e a apresentação assíncrona de estudantes, professores, escolas, cidades e países envolvidos, que marcaram o começo de uma experiência de aprendizado que ultrapassa fronteiras e conecta jovens em torno do espírito olímpico, da cooperação internacional e da comunicação em inglês como língua franca.
Cabe ressaltar também que as ações do projeto foram compartilhadas em comunicação oral durante o Fórum de Estudos Olímpicos 2025, integrado à COB EXPO, promovida em setembro, em São Paulo. A apresentação foi conduzida pelo professor Bruno, que ressaltou a relevância do projeto para os estudos olímpicos no contexto internacional e para a nossa escola.
Segundo os organizadores, o Olympic Virtual Exchange representa um passo significativo de internacionalização que fortalece o diálogo intercultural e comprova o papel da URI como promotora de projetos inovadores que contribuem para a formação integral de seus estudantes enquanto cidadãos globais.