URI Erechim

Escola Básica

Escola Básica e Curso de Enfermagem debatem sobre Saúde na Adolescência | | URI Câmpus de Erechim

Escola Básica e Curso de Enfermagem debatem sobre Saúde na Adolescência

30/09/2025 - 81 exibições
   

Em um esforço conjunto para promover a saúde e a conscientização entre os estudantes, a Escola de Educação Básica e o Curso de Graduação em Enfermagem da URI uniram forças em um projeto inovador. Iniciado em setembro, a proposta teve como objetivo esclarecer dúvidas e abordar temáticas que são importantes para a fase da adolescência: a prevenção da gravidez indesejada e as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

O projeto envolveu alunos do 2º e 3º anos do Ensino Médio, que participaram de uma série de atividades conduzidas por acadêmicos e professores do Curso de Enfermagem. Os encontros ocorreram em pequenos grupos, em dias alternados, para garantir um ambiente mais livre e propício ao diálogo.

Para abordar os temas sensíveis, os grupos foram divididos por gênero. Os meninos receberam orientações dos acadêmicos do décimo semestre Marco Babinki, Rafael Granja, João Bonatto, Gabriel Bampi e Allan Muller. Por sua vez, as meninas participaram de atividades organizadas pelas bolsistas do projeto “Empreendendo na educação em saúde: um cuidado do enfermeiro”, Luana Parmegiani e pelas voluntárias Letícia Parmegiani e Suéli Kurek, do 4º e 6º semestres, respectivamente. 

A abordagem pedagógica utilizada foi a gamificação, uma metodologia ativa que utiliza elementos de jogos para tornar o aprendizado mais dinâmico e envolvente. Cada momento incluiu a exibição de material audiovisual e um espaço aberto para perguntas e respostas, estimulando a participação e o debate entre os estudantes. 

A supervisão das atividades foi das professoras Cibele Sandri Manfredini e Angela Brustolin e contou com a colaboração e organização da Professora Viviane Forcelini, coordenadora do Ensino Médio. A avaliação, por parte da coordenação do ensino médio e do curso de enfermagem, foi excelente, pois contribuiu para o esclarecimento de dúvidas dos estudantes. Por isso, a proposta terá continuidade em 2026.