Estrutura

Concepção do Curso

O Curso de Psicologia da URI segue as orientações indicadas pelas Diretrizes Curriculares para os cursos de Psicologia propostas pelo Ministério da Educação (Resolução CNE/CES Nº 5 de 15/03/2011). Trata-se de uma estrutura curricular fundamentada em eixos norteadores que contemplam uma formação abrangente e generalista em Psicologia, buscando integrar teoria, prática e produção de conhecimento nas principais áreas e contextos que têm caracterizado os campos de atuação profissional.
  
Objetivo do Curso
 
O Curso de Psicologia da URI tem por objetivo formar psicólogos generalistas com uma visão abrangente e crítica da Psicologia e da realidade social, sensíveis às necessidades da comunidade e da nação, éticos em sua atuação profissional, e qualificados para o exercício da profissão em seus variados contextos e para a produção de conhecimento científico em Psicologia.
  
A fim de cumprir o seu objetivo, o curso de Psicologia da URI pauta-se por um conjunto de princípios ético-políticos, epistemológicos, didático-pedagógicos e metodológicos.

 Fundamentos Ético-Políticos

O curso de Psicologia da URI propõe-se a formar profissionais competentes, críticos, éticos, comprometidos com a comunidade e a nação, com a própria profissão e com a produção de conhecimento em Psicologia. Para tanto, fundamenta a formação oferecida nos seguintes princípios e compromissos de caráter ético e político:

a) Formar profissionais qualificados que possam responder às necessidades de intervenções no âmbito da Psicologia na região do Alto Uruguai e das Missões e mesmo em outras localidades;

b) Promover a construção e o desenvolvimento do conhecimento científico em Psicologia, buscando voltar-se às necessidades da comunidade;

c) Reconhecer e divulgar os múltiplos referenciais que buscam apreender a amplitude do fenômeno psicológico, considerando as suas interfaces com os fenômenos biológicos e sociais; incluindo a discussão de questões ambientais previstas na Lei;

d) Promover uma compreensão crítica dos fenômenos sociais, econômicos, culturais e políticos do País, fundamentais ao exercício da cidadania e da profissão; enfatizando a discussão das questões étnico-raciais na forma como foram propostas na Lei Nº 10.639 de 09, de janeiro de 2003, Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999 e Lei nº 10.639, de 09 de janeiro de 2003.

e) Capacitar para a atuação profissional em diferentes contextos, considerando as necessidades sociais, os direitos humanos, e tendo em vista a promoção da qualidade de vida dos indivíduos, grupos, organizações e comunidades, de acordo com Resolução Nº 1 de 30 de maio de 2012 (CNE);

f) Respeitar a ética nas relações com clientes e usuários, com colegas, com o público e na produção e divulgação de pesquisas.

Fundamentos Epistemológicos

O curso de Psicologia da URI propõe-se a ser um espaço de formação profissional no qual privilegia-se a construção do conhecimento psicológico, buscando evitar vieses e pré-concepções nesse processo, tanto no âmbito do aprendizado pessoal quanto no âmbito da produção de conhecimento científico. Nesse sentido, a formação oferecida deve seguir os seguintes princípios:

a) Reconhecer e respeitar a diversidade de referenciais teóricos e metodológicos existentes na Psicologia, bem como divulgá-los.

b) Posicionar-se criticamente, com fundamentação teórica e metodológica, frente ao conhecimento psicológico sendo produzido e divulgado em âmbito nacional e internacional.

c) Valorizar os esforços de produção de conhecimento científico em Psicologia dentro e fora do curso, estimulando sua realização e divulgação.

d) Reconhecer e apontar a necessidade e a importância de produzir conhecimento científico a partir da prática profissional, assim como de buscar transpor, na medida do possível, resultados de pesquisas básicas para contextos aplicados.

Fundamentos Didático-Pedagógicos

O curso de Psicologia da URI propõe-se a oferecer uma formação na qual o aluno se aproprie do saber psicológico de maneira crítica e autônoma, responsabilizando-se pela sua própria formação durante e além do curso de graduação. Além disso, busca promover a integração entre teoria, prática e produção de conhecimento no processo de formação. Para tanto, segue os seguintes princípios norteadores:

a) Utilizar recursos didáticos e pedagógicos que fomentem a construção/apropriação crítica do conhecimento por parte do aluno.

b) Estimular a autonomia do aluno no seu processo de aprendizado, bem como a busca de aprimoramento profissional e educação continuada.

c) Promover atividades práticas que possibilitem ao aluno relacionar as teorias e suas aplicações.

d) Estimular a reflexão teórica e a produção de pesquisa empírica associadas às disciplinas e atividades práticas do curso.

Pressupostos Metodológicos do Curso

O curso de Psicologia segue os seguintes princípios metodológicos:

Relação Teoria-Prática

A relação teoria-prática está presente desde o primeiro semestre do Curso, mediante projetos e atividades incluídos na carga horária de diferentes disciplinas que compõem a grade curricular.

Relação entre Disciplinaridade e Interdisciplinaridade

Considera-se que a formação em Psicologia demanda estudos disciplinares que possibilitem a especificidade e o aprofundamento do conhecimento sobre o fenômeno psicológico, bem como estudos e atividades interdisciplinares propostos ao longo do Curso mediante a articulação entre o fenômeno psicológico e os diferentes campos do conhecimento (biológicos, culturais e sociais).

Ensino Problematizado e Contextualizado

O Curso propõe um ensino problematizado e contextualizado, relacionando o conhecimento científico à realidade social de psicólogos comprometidos com os valores da solidariedade e da cidadania. Essa relação ocorre, principalmente, por meio de trabalhos de graduação, atividades de extensão e estágios.

Integração com o Mercado de Trabalho

O curso oferece formação de psicólogos para atuar em diferentes contextos e orienta-se pelas demandas sociais do país e da região de sua inserção. O campo de atuação do psicólogo tem se alargado ao longo da história e o conhecimento científico desenvolvido no âmbito da ciência psicológica tem colocado em evidência o profissional psicólogo em diferentes contextos de trabalho. Por oferecer um formação ampla e generalista, o curso capacita seus egressos a utilizar os conhecimentos psicológicos, teorias e técnicas para a análise e intervenção em diferentes demandas sociais que emergem  da sociedade e configuram o mundo do trabalho.

Flexibilidade Curricular

A flexibilidade é efetivada por meio de atividades complementares à formação, como monitoria, iniciação científica e estágios voluntários e não obrigatórios. Além disso, as ementas que compõem as diferentes disciplinas garantem uma matriz curricular ampla e generalista. Da mesma forma os conteúdos estabelecidos podem ser trabalhados a partir de diferentes referenciais bibliográficos e autores.

Ainda é possibilitado aos acadêmicos a participação e inserção em projetos sociais, dentre outras atividades que dão abertura a espaços de experiência e de reavaliação da formação recebida.

Perfil Profissional
 
O Curso de Psicologia da URI oferece formação no perfil de Psicólogo. O egresso deste curso deverá apresentar as seguintes características:
a) Sensibilidade e comprometimento com as necessidades sociais, pautando sua atuação profissional por princípios éticos e buscando promover a qualidade de vida;
b) Formação generalista, demonstrando capacidade de atuar profissionalmente em diferentes contextos e frente a diferentes problemas ou situações;
c) Atenção especial à saúde, sendo capaz de realizar intervenções de caráter psicológico nos âmbitos da prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, em níveis individuais e coletivos;
d) Amplo conjunto de conhecimentos na área da Psicologia, solidamente embasado em princípios científicos e éticos;
e) Clareza quanto às raízes históricas das diversas teorias e sistemas em Psicologia, suas distinções epistemológicas e os limites do conhecimento psicológico;
f) Capacidade de produzir conhecimento científico em Psicologia de acordo com princípios metodológicos adequados;
g) Competência técnica para utilizar recursos e instrumentais próprios da Psicologia, tanto na intervenção quanto na produção de conhecimentos;
h) Aptidão para atuar em equipes multiprofissionais;
i) Comprometimento com a própria profissão, com o aprimoramento contínuo e a produção e divulgação do conhecimento científico em Psicologia;
j) Capacidades de administração e gerenciamento, liderança, comunicação e tomada de decisões.
 
 
Para tanto, o Curso de Psicologia da URI, observando o disposto nos artigos 8° e 9° da proposta de Diretrizes Curriculares Nacionais, oferecerá aos seus alunos, durante o processo de formação, atividades acadêmicas visando a desenvolver as seguintes competências e habilidades:
a) Identificar e analisar necessidades de natureza psicológica, diagnosticar, elaborar projetos, planejar e intervir de forma coerente com referenciais teóricos e características da população-alvo;
b) Identificar, definir e formular questões de investigação científica no campo da Psicologia, vinculando-as a decisões metodológicas quanto à escolha, coleta, e análise de dados em projetos de pesquisa;
c) Escolher e utilizar instrumentos e procedimentos de coleta de dados (observação, entrevistas, inventários, questionários, testes e escalas) em Psicologia, tendo em vista a pertinência e os problemas quanto ao uso, construção e validação;
d) Avaliar problemas humanos de ordem cognitiva, comportamental e afetiva, em diferentes contextos;
e) Saber buscar e usar o conhecimento científico necessário à atuação profissional, assim como gerar conhecimento a partir da prática profissional;
f) Coordenar e manejar processos grupais, considerando as diferenças de formação e de valores dos seus membros;
g) Atuar inter e multiprofissionalmente, sempre que a compreensão dos processos e fenômenos envolvidos assim o recomendar;
 h) Relacionar-se com o outro de modo a propiciar o desenvolvimento de vínculos interpessoais requeridos na sua atuação profissional;
 i) Elaborar relatos científicos, pareceres técnicos e outras comunicações profissionais, inclusive materiais de divulgação.
 
Conforme a proposta das diretrizes curriculares, as competências acima descritas deverão estar apoiadas no desenvolvimento das seguintes habilidades:
a) Levantar informação bibliográfica em indexadores, periódicos, livros, manuais técnicos e outras fontes especializadas, através de meios convencionais e eletrônicos;
b) Ler e interpretar comunicações científicas e relatórios técnicos na área da Psicologia;
c) Utilizar os métodos experimental, de observação e outros métodos de investigação científica,
d) Planejar e realizar entrevistas com diferentes finalidades e em diferentes contextos;
e) Analisar, descrever e interpretar relações entre contextos e processos psicológicos e comportamentais;
f) Analisar, descrever e interpretar manifestações verbais e corporais como fontes primárias de acesso a estados subjetivos;
g) Utilizar os recursos da Matemática, da Estatística e da Informática para análise e apresentação de dados e para a preparação das atividades profissionais em Psicologia.
 

Centro de Psicologia Aplicada - CPA

 

Sala de Espera - CPA 

O Centro de Psicologia Aplicada - CPA oferece uma série de serviços à comunidade. Seus objetivos principais são:

Servir como um espaço para realização de práticas e estágios dos acadêmicos do Curso de Psicologia da URI Erechim;
Desenvolver atividades que promovam a qualificação profissional dos estudantes do Curso (seminários e supervisões);
Prestar serviços em Psicologia à comunidade da região;
Integrar atividades de ensino, pesquisa e extensão realizadas em uma mesma área da Psicologia;
Oportunizar a integração das diferentes intervenções em Psicologia, por meio de práticas em que ocorra a interação de estagiários das diferentes áreas (clínica, social-comunitária, escolar, organizacional/trabalho);
Produzir conhecimentos para a Psicologia, a partir de pesquisas e da reflexão crítica e continuada sobre os serviços prestados.

Para atingir tais objetivos, os serviços oferecidos pelo CPA estão organizados de acordo com as ênfases do curso. A Ênfase A - Práticas Sociais e Institucionais está relacionada a práticas nas áreas da Psicologia Social Comunitária, Psicologia Escolar, Psicologia do Trabalho e das Organizações; e a Ênfase B - Processos Clínicos em Psicologia oportuniza práticas na área da psicologia clínica em diferentes abordagens teóricas (psicanálise, cognitivo-comportamental e sistêmica). Cada ênfase centraliza os estágios e os serviços oferecidos, bem como atividades de pesquisa e extensão que possam estar relacionadas. A ênfase é organizada por um professor coordenador e outros professores que se vinculam à mesma através de atividades de supervisão, pesquisa ou extensão, além de envolver alunos colaboradores, bolsistas e estagiários.


Conhecendo cada Ênfase

 

Ênfase A - Práticas Sociais e Institucionais

Por meio de estágios profissionalizantes, os acadêmicos desenvolvem atividades de prestação de serviços, extensão e pesquisa no âmbito da Psicologia Escolar, Psicologia Social Comunitária e Psicologia do Trabalho e das Organizações. São realizadas atividades tais como:

Assessoria a comunidades e instituições que desenvolvam ações comunitárias (associações, abrigos, centros de atenção, grupos comunitários, etc.);
Realização de diagnósticos de necessidades;
Elaboração e execução de projetos de intervenção de caráter psicológico, visando à promoção da saúde coletiva e à organização comunitária.
Avaliação psicológica de alunos;
Desenvolvimento de projetos de orientação profissional, sexualidade, relacionamento interpessoal, formação de professores, trabalho com famílias e intervenções institucionais que contribuam para a qualificação do processo de ensino e aprendizagem.
Assessoria a empresas, sindicatos, cooperativas e associações;
Recrutamento e seleção de pessoal;
Treinamentos;
Descrição e análise de cargos;
Avaliação de desempenho;
Promoção da saúde mental e qualidade de vida no trabalho.

Ênfase B - Psicologia e Processos Clínicos

Por intermédio de estágios profissionalizantes, os acadêmicos desenvolvem atividades de prestação de serviços, extensão e pesquisa no âmbito da Psicologia Clínica, envolvendo as abordagens psicanalítica, cognitivo-comportamental e sistêmica. São realizadas atividades tais como:

Avaliação psicológica;
Psicodiagnóstico;
Atendimento psicológico clínico a crianças, adolescentes e adultos em modalidade individual e em grupo;
Assessoria em psicologia clínica.

O Centro de Psicologia Aplicada está localizado na Rua Maranhão, 560, no terceiro andar do Centro de Estágios e Práticas Profissionais da URI Erechim (URICEPP). O horário de atendimento é de segunda a quarta-feira, das 8h às 12h e das 13h30min às 22h30min e quinta e sexta-feira das 8h às 12h e das 13h 30min às 19h.

Telefone de Contato: (54) 3520-9000 - Ramal 9303.


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