Escola Básica

Escola lança nova edição do livro Criando | | URI Câmpus de Erechim

Escola lança nova edição do livro Criando

17/11/2023 - 295 exibições

Na noite de quarta-feira, 08, alunos, professores e familiares da Escola Básica da URI prestigiaram o lançamento do livro Criando, de 2023, que chega à XX edição. A obra é organizada pela professora e coordenadora pedagógica do Ensino Médio, Viviane Forcellini Domingues, juntamente com as professoras de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Lenita Ranzolin Brugnerotto, Letícia Teixeira e Silva Dumke e Luiza Boezzio Greff.

Participaram do projeto deste ano cerca de 300 alunos dos 9º anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, os quais puderam demonstrar seus talentos por meio do desenho e da escrita de poemas dos mais variados temas.

Segundo as professoras, “nesses vinte anos, o livro Criando prioriza histórias, tanto de alunos que por aqui já deixaram rastros de sentimento, suspiros de expressão, pitadas de criatividade, lágrimas de emoção… Pinceladas aleatórias ou não, rabiscos indevidos – pensados, palavras astronautas- sentidas”.

Em 2023, o CRIANDO Volume XX homenageia Rita Lee - cantora e compositora reconhecida como a “rainha do rock brasileiro”. Um dos nomes mais importantes da história da música popular brasileira, Rita Lee Jones foi uma artista pioneira em diversas frentes. Roqueira e principal voz dos Mutantes, grupo fundamental do rock nacional, lançou inúmeros sucessos, quase sempre em parceria com o marido e músico Roberto de Carvalho. Rita Lee também foi uma voz atuante contra a Ditadura Militar e pelos direitos das mulheres.

O show de lançamento do livro, organizado pelos professores Lademir José Ferreira e Lenita Ransolin Brugnerotto, por meio de um talk show, apresenta os alunos-artistas das turmas 2v1 e 2v2, demonstrando um pouco da trajetória da eterna rainha.

A ilustração da capa, feita pela aluna do 1º ano do Ensino Médio, Giovana Vilas Bôas Modri, é uma releitura de uma foto de Rita em que a roupa, toda de tela, contém apenas estrelas feitas de lantejoulas pratas, considerada uma das mais icônicas da ousada cantora. Usada nos anos 1970, a produção já foi até exibida em uma mostra que celebrava sua vida e seus figurinos mais marcantes.

A aluna Maria Clara Félix Correa, do 9º ano, responsável pela capa do ensino fundamental 2, declarou: “Minha arte, espontânea e divertida, representa a doçura de um sonho encantado. Imaginei-me capaz de realizar meus desejos mais irreais, mas ao piscar meus olhos vi que se há um lugar, ou algo que nos faça realizar tudo que sempre sonhamos, até as magias e realizações mais profundas, são apenas os nossos sonhos, onde temos toda liberdade para imaginarmos tudo que quisermos e ousar da própria criatividade. Nas minhas perspectivas, sonhos são o nosso incentivo mais cativante para tornar aquilo que é possível na realidade. São a base para projeções, sejam elas querer virar astronauta ou domar leões, realizar a viagem que tanto sonha, ou até mesmo comprar algo que você deseja muito. Em geral, os sonhos são algo mágico e único, e cada um tem o seu”, concluiu.

O lançamento do Livro Criando, conforme a Coordenadora do Projeto, Viviane Forceline Domingues, “foi um momento incrível em que famílias, alunos e professores puderam viver momentos em que a arte da declamação, da persuasão, da dramatização, da pintura e da música se encontraram”.