Escola Básica

Intercâmbio virtual conecta estudantes da Escola a estudantes espanhóis | | URI Câmpus de Erechim

Intercâmbio virtual conecta estudantes da Escola a estudantes espanhóis

27/10/2023 - 248 exibições

Estudantes do Ensino Médio da Escola de Educação Básica da URI estão embarcando em uma experiência inovadora com o projeto Olympic Virtual Exchange. O projeto, que iniciou em outubro e se estenderá até o final de novembro, conecta os estudantes da Escola a estudantes da Escola La Salle de Los Corrales de Buelna, na Espanha.

As duas escolas fazem parte da rede internacional Pierre de Coubertin. Dessa forma, o Movimento Olímpico tem presença marcante no dia a dia dos estudantes. Esta abordagem tem como objetivo principal contribuir para um mundo melhor educando a juventude por meio do desporto de forma inclusiva e propagando o espírito olímpico.

O projeto é uma iniciativa interdisciplinar implementada pelos professores Bruno Faleiro, de Educação Física, e Janci Hübner, de Língua Inglesa, do Centro de Línguas URI. Segundo o professor Bruno, momentos como esse assemelham-se às atividades vivenciadas em um fórum da juventude, evento internacional que reúne estudantes de diversos países da rede Coubertin em atividades que promovem o olimpismo.

A ação é um movimento de internacionalização em casa que busca o desenvolvimento das competências necessárias para se agir no mundo globalizado. O contato com outra cultura e as reflexões tecidas em conjunto instigam a curiosidade, desenvolvem as competências globais e são uma oportunidade valiosa de prática da língua inglesa contextualizada e autêntica.

O uso significativo da tecnologia pode permitir que professores e estudantes de diferentes países interajam e aprendam uns com os outros. A professora Janci Hübner destaca que esta é uma forma democrática de intercâmbio intercultural que oferece oportunidades de interações além fronteira para um maior número de estudantes, sem qualquer custo. “É uma forma de ajudar nossos alunos a aprender com o mundo e não apenas sobre ele”, destaca.