Escola Básica

Projetos da URI são destaque no Encontro Municipal de Robótica | | URI Câmpus de Erechim

Projetos da URI são destaque no Encontro Municipal de Robótica

25/09/2023 - 226 exibições

Vários projetos desenvolvidos pelos cursos de graduação e pela Escola Básica da URI também foram atração no Encontro Municipal de Robótica, realizado no sábado, 23, e domingo, 24, no Pólo de Cultura da ACCIE (Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim), numa iniciativa da Secretaria Municipal de Educação. A iniciativa reuniu ações desenvolvidas por diversas instituições de ensino públicas e privadas com foco na robótica.

A Universidade mostrou resultados de Projetos Integradores desenvolvidos pelos cursos de engenharias Civil, de Produção, Elétrica, Mecânica e Ciência da Computação. Entre elas, uma caixa de areia interativa, que simula as curvas de nível e o relevo; um robô que separa tampinhas de garrafa por cor; um drone com geração de imagem, entre outros trabalhos.

Já a Escola Básica esteve presente com projetos desenvolvidos no Espaço Maker, onde os alunos praticam ações ligadas à robótica. Entre as atrações, uma planetária que utiliza o sistema Arduíno de programação, desenvolvida por alunos do 5º e 6º ano; um robô que utiliza o sistema bluetooth; entre outros projetos que incentivam a habilidade tecnológica e aplicação de dispositivos.

Outra atração da Universidade foi o Projeto Baja, um desafio lançado aos estudantes de Engenharia que oferece a chance de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, visando incrementar sua preparação para o mercado de trabalho. Com o projeto, o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de um veículo off road, desde sua concepção, projeto detalhado, construção e testes.

O Encontro de Robótica teve, entre seus objetivos, despertar o interesse dos estudantes, tanto da escola básica quanto da graduação, pela tecnologia e inovação por meio da robótica.