Escola Básica

Alunos da Escola utilizam culinária como aprendizado em Língua Portuguesa | | URI Câmpus de Erechim

Alunos da Escola utilizam culinária como aprendizado em Língua Portuguesa

19/09/2023 - 375 exibições

Estudantes do segundo ano do Ensino Médio da Escola da URI foram desafiados a desenvolver trabalhos de expressão oral a partir da obra “Capitu vem para jantar”, de Denise Godinho. A iniciativa, desenvolvida pelos alunos das turmas 2v1 e 2v2, fez parte da disciplina de Língua Portuguesa, ministrada pela professora Lenita Ransolin Brugnerotto.

A obra surgiu a partir de um blog que reúne as receitas escondidas em grandes obras da literatura. Com isso, os estudantes, reunidos em grupos, precisavam descobrir curiosidades sobre os escritores e seus livros. Cada grupo precisou explorar e explicar a sua receita, ser criativo e, se possível, mostrá-la aos colegas, em sala de aula, falando da obra e seu autor.

A partir da mobilização dos grupos, foram apresentadas as seguintes obras e suas receitas: a cocada (Dom Casmurro), de Machado de Assis; os cookies (O Diário de Anne Frank); pizza margherita, (Comer, Rezar e Amar), de Elizabeth Gilbert; arroz-doce ( Dona Flor e seus Dois Maridos), de Jorge Amado; bolo de chocolate (Harry Potter e a Pedra Filosofal), de J.K. Rowling; maçã do amor ( Branca de Neve), dos Irmãos Grimm; cachorro-quente (A Hora da Estrela), de Clarice Lispector; sorvete de abacaxi (O Sorvete), conto de Carlos Drummond de Andrade; mousse de abacaxi (Madame Bovary), de Gustave Flaubert; chocolate quente (A Fantástica Fábrica de Chocolate), de Roal Dahl; e pudim de chocolate (Peter Pan), de James Matthew Barrie.