Escola Básica

Alunos da Escola têm novo encontro do Itinerário Informativo | | URI Câmpus de Erechim

Alunos da Escola têm novo encontro do Itinerário Informativo

11/09/2023 - 389 exibições

A Escola de Educação Básica da URI promoveu na tarde de segunda-feira, 4, mais uma iniciativa do Itinerário Informativo de Empreendedorismo do Ensino Médio. A convidada foi a graduanda do Curso de Psicologia, Eduarda Forcellini Domingues, que foi aluna da Escola, e que falou sobre a depressão para os estudantes do segundo ano.

Conforme Eduarda, estudos afirmam que, ainda neste ano, a depressão será a doença mais comum do mundo e, surpreendentemente, a doença, que sempre foi tida como uma “epidemia silenciosa”, passou a ser vista como o mal do século, principalmente após a pandemia, na qual a humanidade esteve submissa, em meados de 2020, quando o homem passou a esquecer de si mesmo priorizando a equipe à qual estava inserido.

A sociedade, disse a acadêmica, vê os diretores e presidentes como super-heróis, seres inabaláveis. Mas Abrahan Lincoln, dentre outros grandes líderes, mesmo sendo portadores do Humor Melancólico, condizente à Personalidade Forte, demonstraram que também faziam parte dos seres portadores do estresse e ansiedade resultantes da pressão, da cobrança e do compromisso dirigido a eles, enquanto líderes.

Expôs, ainda, quais são as etapas para resolução de problemas: identificar o problema; o que eu devo fazer para solucioná-lo; e colocar em prática o que foi pensado, porque os problemas não se resolvem sozinhos, nunca.

Por fim, Eduarda expôs que quanto mais saudáveis emocionalmente formos, menos Estratégias de Enfrentamento, como a Hipercompensação, a Evitação e a Resignação, teremos de utilizar para alcançarmos a felicidade.

Conforme a coordenação do Ensino Médio, esse link entre a graduação e a escola é uma estratégia eficaz para ampliar as formas de aprendizagem.