Escola Básica

Escola participa do projeto Open Inovation X | | URI Câmpus de Erechim

Escola participa do projeto Open Inovation X

30/08/2023 - 376 exibições

Quatro equipes do Ensino Médio da Escola de Educação Básica da URI, cada uma com cinco alunos, participaram da primeira etapa do Projeto Open Inovation X. A iniciativa foi idealizada pelos Cursos de Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Engenharias Civil, Elétrica, de Produção, Mecânica e Química da Universidade, juntamente com o Sebrae e Sicredi UniEstados.

No dia 19 de agosto, os 20 alunos passaram o dia envolvidos com o projeto, que teve início com uma visita à empresa PlaxMetal, na parte da manhã. Durante a tarde, no Câmpus II, demonstraram proatividade, ousadia e comprometimento, como prega o conceito do projeto, oportunizando o protagonismo juvenil, na formação integral do indivíduo, base da formação da Escola. Eles precisavam encontrar soluções para uma situação enfrentada pela empresa que era viabilizar a redução do uso de papéis. A equipe vencedora apontou como solução a colocação de quadros de produção digitais, que irão proporcionar um melhor ambiente de trabalho, obedecendo o conceito de sustentabilidade.

Depois de passar a tarde pensando numa solução, os alunos componentes da equipe 2 da Escola foram os vencedores desta primeira etapa. Participaram do grupo os alunos Bernardo Marinho Ribeiro, Pedro Cé Magarinos, Mariana Agnoletto Deggerone, Eduarda Esposito e Jamile Zanella Casagrande.

O projeto Open Inovation X terá, ainda, outras etapas, quando alunos de outras escolas irão desenvolver soluções de problemas apresentados pelas empresas Cercena e Olfar.

Outros alunos da Escola que participaram do desafio foram: Sofia Carraro Bieniek, Arthur Baggio Pogorzelski,, Eduarda Coan Bis, João Vítor Pasa, Rafael Gustavo Kammler, Paulo Muradás Neto, Cauã de Oliveira dos Santos, Letícia Antoniolli Santin, Bruna Haiduck Pedroso, Rafael Zucchi Boschetti, Maria Eduarda Spall, Flávia Andréa Lize, Ana Carolina Albiero De Cesaro e Valentina Gressana Tozzo.

O projeto tem como objetivos: Aproximar os jovens, em especial, aqueles em nível de Ensino Médio, dos ambientes corporativos e industriais; Despertar os jovens para o seu potencial criativo, inovador e empreendedor; Envolver os jovens no processo de solução de desafios reais de empresas da região; Fomentar os princípios da cooperação, por intermédio do desenvolvimento de soluções colaborativas socioeconômicas sustentáveis; Promover espaços para o diálogo entre gerações e criação de uma cultura em torno da Educação Empreendedora; Valorizar o conhecimento e economia local e regional; Contribuir para o desenvolvimento local e regional, gerando impacto econômico, social e ambiental; e Identificar lideranças jovens.

O “Open Inovation X” conta com o apoio de outras organizações, como a TOP Formaturas, Engie e Graniart. Da mesma forma que na primeira etapa, ao final de cada rodada, uma equipe será premiada e também será designada aquela que foi destaque em cooperativismo, durante o desenvolvimento das etapas do desafio.