Escola Básica

Escola promove Acantonamento Olímpico Masculino | | URI Câmpus de Erechim

Escola promove Acantonamento Olímpico Masculino

13/06/2023 - 888 exibições

Os acantonamentos da Escola de Educação Básica da URI estão entre os eventos mais esperados pelos alunos durante o ano. Nos dias 03 e 04 de junho, a alegria tomou conta dos 85 estudantes do 5º e 6º anos que participaram do XXII Acantonamento Olímpico Masculino.

A iniciativa, que teve como temática “Aventuras na Escola”, foi desenvolvida pelos professores de Educação Física, Bruno Faleiro, Indi Bagnara, Vanderlei Ramos de Oliveira, Keila Pires, Larissa Tressi e Priscila Sachet, juntamente com alunos monitores do 8º e 9º anos e do Ensino Médio.

Seguindo a temática, os alunos, além de vivenciarem o âmbito escolar no horário noturno, participaram de atividades esportivas, recreativas e de cooperação que envolveram os Valores Olímpicos (Respeito, Amizade e Excelência). Esses valores são difundidos nas atividades propostas do Programa de Educação Olímpica da URI Erechim, na qual a Escola de Educação Básica é certificada e reconhecida pelo Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin (CBPC).

Durante a ação, os alunos puderam vivenciar e participar de diversas atividades, tais como: Circuito Olímpico, Caça ao Tesouro, atividades recreativas, jogos esportivos, busca da lenha e acendimento da fogueira e vigias noturnos.

Os professores Bruno Faleiro e Indi Bagnara destacam que o “Acantonamento Olímpico acontece duas vezes ao ano, sendo oportunizado aos naipes masculino e feminino e se constitui no evento mais esperado pelos alunos participantes e pelos monitores”.

O diretor da Escola, Edenir Serafini, ressalta que “pequenas tarefas e desafios auxiliam as crianças a superar seus medos, fortalecem a convivência social e comunitária, além de desenvolver atividades artísticas, culturais, físicas e cognitivas”.

O próximo evento do programa de educação olímpica será no dia 23 de junho, Dia Olímpico Internacional, na qual a Escola, Grupo de Estudos em Educação Olímpica e os Cursos de Educação Física estarão organizados para receber o Presidente do Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin (CBPC), Nelson Todt, e o Grupo de Estudos Olímpicos da PUC/POA.