A cerimônia de premiação do concurso de vídeos Centro de Línguas Video Award 2025 foi realizada na noite de terça-feira, 7, no Salão de Atos da URI, integrando a programação da 46ª Semana de Extensão, Ciência e Arte (SECART). O encontro reuniu professores, estudantes e famílias para prestigiar as produções audiovisuais desenvolvidas por turmas do Ensino Médio.
Promovido em parceria entre a Escola de Educação Básica e o Centro de Línguas, o projeto teve como propósito incentivar os estudantes a desenvolverem vídeos autorais e a exercitarem o letramento digital por meio da linguagem audiovisual.
As oficinas de criação contaram com a participação das professoras Luana Andretta e Lucila Campesatto, além de convidados que contribuíram com aspectos técnicos e conceituais, entre eles Lucas Divan Calgaro, Babu Gai, Lademir José Ferreira, Ricardo Mariga e Aline Fernanda Branco Mariga.
As produções abordaram temas como diversidade, inclusão, migração e respeito às diferenças, em consonância com o concurso internacional Plural+, promovido pela United Nations Alliance of Civilizations (UNAOC) e pela International Organization for Migration (IOM), que reúne trabalhos de jovens de mais de 60 países. Durante a cerimônia, foi exibido um vídeo com recortes das oito produções desenvolvidas nas oficinas, representando o trabalho coletivo das turmas participantes.
A comissão julgadora foi formada por Fernando Martini, publicitário responsável pela avaliação da música e dos efeitos sonoros; Maria Eduarda Modler, atriz e diretora, responsável pela criatividade, originalidade e adequação à temática; Maria Paula Seibel Brock, professora de Língua Inglesa e Portuguesa, encarregada da qualidade linguística e da expressão oral; e pelo casal Ricardo Mariga e Aline Fernanda Branco Mariga, da Dia D Films, responsáveis pela análise da captação audiovisual e da edição.
Na sequência, foram apresentados os vídeos premiados. O reconhecimento de Melhor Atuação do Ensino Médio foi concedido à estudante Isabelle Luize Luchini, da turma 3V3, que protagonizou a produção exibida durante o evento. O terceiro lugar ficou com o vídeo “Josh’s Voice”, produzido pela turma 1V1; o segundo lugar foi para “An Unexpected Friendship”, da turma 1V3; e o primeiro lugar foi conquistado pela produção “The New Girl”, realizada pela turma 2V3.
O encerramento da cerimônia contou com agradecimentos às equipes envolvidas, aos estudantes participantes e às famílias que acompanharam o projeto. Também foi feito um registro de reconhecimento à equipe diretiva e às professoras do Centro de Línguas pela condução das atividades, reforçando o propósito do evento de valorizar o protagonismo estudantil e o aprendizado criativo.