Alunos da Escola da URI vivenciaram diversos momentos dentro das comemorações da Semana Farroupilha. Entre eles, música, dança tradicionalista, poesia, chimarrão... Em todos os níveis, houve manifestações de civismo, através da pilcha, do respeito ao Hino Rio-Grandense e dos costumes tradicionalistas.
Os símbolos gaúchos foram temas das diversas ações desenvolvidas nesse período: a ave quero-quero, ágil e astuta; o chimarrão, enérgico e acolhedor; o cavalo crioulo, versátil e valente; a marcela, curativa e perfumada; a flor brinco de noiva, com sua delicadeza e cores fortes; o churrasco; o brasão; e a estátua do Laçador...todos trazendo consigo um pouco da cultura gaúcha.
Segunda-feira, 18, e terça-feira, 19, aconteceram apresentações artísticas dos CTGs Sentinela da Querência e Farroupilha, apresentação de alunos da escola, com a gaita e o violão, declamação de poesias, além de um almoço coletivo. Foram momentos de valorização das tradições gaúchas, de trabalho coletivo, da arte e do companheirismo.