Professor explica fenômeno da falta de chuvas e aponta alternativas

Ciências Biológicas Bacharelado

Página do Curso

Professor explica fenômeno da falta de chuvas e aponta alternativas | | URI Câmpus de Erechim

Professor explica fenômeno da falta de chuvas e aponta alternativas

26/02/2022 - 441 exibições

   


É possível diminuir os efeitos e as consequências causadas pela falta de chuvas, provocadas pelo fenômeno La Niña? Para o professor Vanderlei Secreti Decian, coordenador do Curso de Ciências Biológicas da URI, é possível e viável diminuir o impacto causado por esse evento natural que consiste na diminuição da temperatura da superfície das águas do Oceano Pacífico e que causa uma série de mudanças significativas nos padrões de precipitação e temperatura ao redor da Terra.



Para Decian, as pesquisas mostram que essa realidade atinge a região, o estado e até o sul do país, a cada cinco anos, aproximadamente. “Então, no período em que temos chuvas mais abundantes, é possível construir açudes com maior capacidade de armazenamento de água e até cisternas para aproveitamento da água da chuva, o que viria aliviar a situação tanto do meio rural quanto urbano”, frisou.



O professor Vanderlei é o convidado do programa Expressão Universitária que vai ao ar nesta segunda-feira, às 21h30min, na TV Erechim e também na página da URI Erechim.