Infraestrutura

Ciências Biológicas Bacharelado

Página do Curso

Infraestrutura | URI Câmpus de Erechim

Laboratório de Educação Ambiental

 
Está instalado na sala 9.02, andar térreo do Prédio 9 da Instituição. É um espaço destinado ao ensino e a pesquisa e tem por finalidade o desenvolvimento de projetos de pesquisa e intervenção em educação ambiental; produção de materiais didáticos para educação ambiental. Conta com iluminação e ventilação naturais. 

Laboratório de geoprocessamento e planejamento ambiental – LAGEPLAM

 
Está instalado na sala 9.01, no andar térreo do Prédio 9 da Instituição. Conta com iluminação e ventilação naturais. É espaço destinado a pesquisa e ao ensino. As atualizações ocorrem por demanda dos avanços tecnológicos de cada área, pelos projetos a serem desenvolvidos junto às instituições de Pesquisa ou em trabalhos realizados com demais instituições como prefeituras e Secretarias de Estado.
 


Auditório


Localizado no andar térreo do Prédio 8, Sala 8.08, tem capacidade para 178 lugares com cadeiras estofadas e saídas de emergência. Destina-se à realização de semanas acadêmicas, palestras, congressos, fóruns, formaturas e outros eventos.
 

 

Laboratório de Bioquímica e Biologia Molecular

 
Está instalado na sala 9.36 do Prédio 9. Espaço destinado a práticas de ensino e pesquisa dos Cursos de graduação da URI Erechim.
 


Laboratório de Química


Está instalado na Sala 8.07, no andar térreo do Prédio 8 da Universidade. É um laboratório de ensino, sendo utilizado para o desenvolvimento de aulas práticas de Química Básica dos Cursos de Graduação e também pela Escola de Educação Básica da URI Erechim.
 

 

Laboratório de Microbiologia

 
Está instalado nas salas 9.28 e 9.28-1, no 2º Piso do Prédio 9 da Instituição. É um espaço destinado ao ensino e a pesquisa, com a finalidade de atender a aulas práticas, prestação de serviços em análise microbiológica de alimentos e água e atende a projetos de pesquisa (TCC e iniciação científica). 
 

 

Laboratório de Microbiologia e Bacteriologia Clínica

 
Está instalado na sala 11.43, Prédio 11 da Instituição. É um espaço destinado ao ensino e tem por finalidade proporcionar condições para a realização de aulas práticas de cultura e identificação de patógenos em amostras biológicas humanas. 
 

Laboratório de Biotecnologia


Este laboratório destina-se à pesquisa na área de bioquímica molecular e melhoramento genético de micro-organismos e plantas, produção e aplicação de biocompostos de interesse industrial, atividade biológica de produtos naturais, cultura de tecidos vegetais e genética molecular.
 

 

Laboratório de Zoologia e Botânica


​Está instalado na Sala 11.45 do Prédio 11 da Instituição. É um espaço destinado ao ensino e à pesquisa e tem por finalidade proporcionar condições para a realização de aulas práticas com vegetais, animais vertebrados e invertebrados e a realização da parte prática de projetos de pesquisas da área.
 

 

Laboratório de Biomonitoramento


Está instalado nas salas 11.44, 11-44-1 e 11.44-2 do Prédio 11 da Instituição. É um espaço destinado ao ensino e pesquisa, tendo por finalidade proporcionar condições para a realização de práticas, pesquisas e aprofundamentos de estudos relacionados à área.
 

 

Laboratório de Biotecnologia Vegetal


Está instalado na Sala 9.35, no 3º Piso do Prédio 9 da Universidade. É um espaço destinado ao ensino e à pesquisa, com a finalidade de realização de trabalhos de pesquisa na área de biotecnologia e genética vegetal.
 

 

MuRAU - Museu Regional do Alto Uruguai


Compreendendo o Museu de Ciências Naturais e o Museu de História e Antropologia, localiza-se no Prédio 6, ocupando as salas 6.201 e 6.202. Sua área física está dividida em 14 salas: sala de registro e digitalização das coleções científicas; sala de reuniões; sala do administrativo e para planejamento; sala para coleção entomológica; duas salas de preparo de materiais (térreo e 1º piso); sala para o Herbário Padre Balduíno Rambo; sala para a coleção de taxidermia; sala de arquivo e de estudo; sala para o técnico de campo; sala para material histórico; sala para as coleções de rochas, minerais e fósseis; sala para coleção zoológica e sala para almoxarifado.

O MuRAU destina-se a apoiar e dinamizar o ensino, catalogar, colecionar e expor, sistematicamente, amostras da flora, fauna, paleontologia, geologia e antropologia do estado do Rio Grande do Sul e do Brasil, além de promover a cultura científica, referente aos recursos naturais regionais, contribuindo de forma decisiva à valorização e à conservação do patrimônio natural. Atualmente são realizadas diversas atividades, envolvendo as comunidades escolares e acadêmica, tais como: conservação, restauração e consultas técnicas, empréstimo e permuta de material didático e científico, intercâmbio com outras instituições de ensino (UFRGS, Fundação Zoobotânica, UCS, Instituto Butantan, etc.), oficinas, minicursos e palestras sobre os mais variados temas dentro da área das ciências, saúde e meio ambiente, exposições permanentes e rotativas com visitas monitoradas, participação e publicações em eventos científicos, pesquisa aplicada nas áreas de botânica e zoologia por meio de bolsas de iniciações científica.

Conta, ainda, com um acervo de grande valor científico, do qual fazem parte a coleção zoológica, em que estão catalogados aproximadamente 53.000 exemplares entre vertebrados e invertebrados.
 

 

HPBR - Herbário Padre Balduíno Rambo


Está localizado na sala 6.201-5, junto ao Museu de Ciências, 1º Piso do Prédio 6 da Instituição, sendo destinado a reserva da coleção científica de aproximadamente 12.000 exsicatas (plantas secas), além da coleção de frutos, sementes, madeiras, fungos e algas, registradas e catalogadas com ficha própria.
 

 

Laboratório de Biologia


Está instalado na Sala 8.06, no andar térreo do Prédio 8 da Instituição. É um laboratório de ensino, sendo utilizado para o desenvolvimento de aulas práticas de Biologia Básica dos cursos de graduação, Laboratório de Ensino de Ciências, disciplina do Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura, e também em aulas da Escola de Educação Básica da URI Erechim.
 

 

Laboratório de Histologia

 
Está localizado na sala 11.28 no Prédio 11 da Instituição. É um espaço destinado ao ensino e tem por finalidade proporcionar condições para a realização de aulas práticas com a utilização de microscópios e lâminas de histologia, embriologia e citologia. 
 


Laboratório de Histologia, Farmacologia e Toxicologia Experimental


O Laboratório de Histologia, Farmacologia e Toxicologia Experimental está localizado na sala 11.04, e destina-se a trabalhos de pesquisa nas áreas citadas.
 

 

Laboratório de Experimentação Animal


Este laboratório destina-se à criação de cobaias (camundongos), aulas práticas e pesquisa, sendo que em aulas práticas é estudado o comportamento dos animais que ficam privados de água, já em pesquisa os animais são submetidos a diversos experimentos aprovados pela CEUA (Comissão de Ética no Uso de Animais). O resíduo gerado é de origem animal, perfurocortante e maravalha, os quais são destinados à central de materiais.
 

 

Laboratórios de Informática


Instalado na Sala 2.06-3, o laboratório tem a finalidade de servir de espaço para aulas de informática dos diferentes Cursos de Graduação da Universidade, além de serem disponibilizados para a realização de trabalhos acadêmicos e cursos de extensão para a comunidade externa, com acompanhamento de instrutores/monitores permanentes, nos três turnos de funcionamento.