Enfermagem promove aula sobre Comunicação Estratégica

Enfermagem

Página do Curso

Enfermagem promove aula sobre Comunicação Estratégica | | URI Câmpus de Erechim

Enfermagem promove aula sobre Comunicação Estratégica

17/06/2021 - 459 exibições

   


O Curso de Enfermagem da URI promoveu na sexta-feira, 11, uma aula sobre Comunicação Estratégica, com foco na apresentação em público e técnicas para melhorar a comunicação em qualquer situação da vida profissional. O encontro contou com a presença do Engenheiro Agrônomo Vianei Rother, mestre em Fitomelhoramento pela Universidade Federal de Pelotas e que atuou como pesquisador visitante na Aberystwyth University, no Reino Unido. Atualmente, está finalizando o doutorado em Fitomelhoramento também pela Universidade Federal de Pelotas.



De acordo com o professor Vianei, que reside em Erechim, a comunicação e a habilidade de se comunicar de forma efetiva é a chave para o sucesso profissional. Para os profissionais da saúde essa capacidade é ainda mais necessária, uma vez que lidam com situações delicadas e sensíveis todos os dias. “Os profissionais da Enfermagem também são desafiados a se comunicar de forma efetiva com diversos grupos de pessoas, precisando ser assertivos na mensagem que desejam passar”, frisou.



O professor destacou também que a comunicação e apresentações em público não devem ser encaradas como uma performance, mas sim como uma conversa. Diferente de um esporte ou uma peça de teatro, por exemplo, na comunicação não existe “jeito certo ou errado” de se fazer. Cada pessoa deve descobrir e melhorar a sua forma de se comunicar com efetividade. Dessa forma, o profissional consegue passar a mensagem de forma mais assertiva, além de diminuir a pressão ou ansiedade antes da fala, destacou.



Lembrou, ainda, que a forma mais efetiva de fazer com que o público consiga lembrar de uma fala ou apresentação é quando ela desperta alguma emoção. A forma mais fácil de fazer isso é relacionar os tópicos a serem tratados com situações corriqueiras do dia-a-dia, contar histórias e incluir o público na apresentação. Dessa forma, a plateia se sente parte da apresentação e deixa de ser um simples espectador.



A linguagem corporal também é essencial para maximizar o poder da comunicação, segundo o palestrante. “Algumas técnicas simples, mas muito efetivas como contato visual, movimentação, gestual e variações vocais podem melhorar em muito a forma como o apresentador é percebido pelo público, gerando uma segurança maior para a plateia em aceitar a mensagem passada”, concluiu.