Graduação

Enfermagem

Página do Curso

Graduação | URI Câmpus de Erechim

Ciências da Saúde

       Promover a saúde e o bem-estar geral são passos fundamentais para a melhoria da qualidade de vida de uma população. A presença do enfermeiro é imprescindível neste processo, atuando na assistência, no ensino e na pesquisa. O enfermeiro desenvolve as suas ações junto ao paciente, à família e à comunidade, em âmbito ambulatorial, e em instituições hospitalares e de saúde.


       É nosso objetivo graduar um profissional reflexivo, com consciência crítica, com competência técnico-científica e que contemple, na sua formação, aspectos éticos, políticos, sociais, educativos e humanos. O acadêmico de Enfermagem da URI Erechim tem oportunidade de vivenciar as experiências reais da profissão, em diferentes situações de complexidade, nos estágios oferecidos.


O Profissional

      O enfermeiro é um agente de mudanças e um educador por excelência. Através da promoção e restabelecimento da saúde das pessoas, contribui para a melhoria da qualidade de vida da população. É função primordial do enfermeiro cuidar do paciente-família, participando, efetivamente, em seu meio, conhecendo a sua realidade, buscando uma assistência humana qualificada e respeitando a sua cultura e seus valores.


       Por meio do conhecimento técnico-científico, coloca à disposição do indivíduo/família/comunidade, seu auxílio, fundamentado na solidariedade e humanização, produzindo mudanças comportamentais, com o objetivo de melhorar o estado de saúde da população e resgatar sua cidadania.


O Mercado de Trabalho

       A procura por enfermeiros para atuar em hospitais, clínicas especializadas, ambulatórios, centros de saúde, empresas, creches, escolas e institutos de pesquisa, tende a crescer neste momento em que se busca a melhoria da qualidade de vida da população. Outra grande opção de mercado é o atendimento domiciliar, realizado individualmente ou por equipe interdisciplinar. Poderá atuar, também, na docência, nos cursos de graduação e nos cursos técnicos, além do gerenciamento de programas e de serviços de saúde, de cunho privado ou público.


Atuação

       O enfermeiro deverá ser capaz de: compreender e intervir no processo saúde-doença em suas diferentes expressões e fases evolutivas; incorporar a arte do cuidar como instrumento de interpretação e intervenção profissional; primar pela qualidade dos cuidados de enfermagem, em todas as etapas, do processo de prevenção à cura; conhecer e participar das ações de saúde e políticas de saúde, em âmbito nacional, estadual e regional; reconhecer-se responsável pela coordenação do trabalho da equipe de enfermagem; promover a capacitação e instrumentalização na formação de recursos humanos; atuar no planejamento, na coordenação e na execução de programas educativos que contemplem a promoção à saúde.