Acadêmicos de Medicina alertam sobre as doenças do trato genital com alunos e gestantes

Medicina

Página do Curso

Acadêmicos de Medicina alertam sobre as doenças do trato genital com alunos e gestantes | | URI Câmpus de Erechim

Acadêmicos de Medicina alertam sobre as doenças do trato genital com alunos e gestantes

09/08/2023 - 696 exibições

   


Estudantes do terceiro semestre do Curso de Medicina da URI, participantes de um projeto de extensão, orientados pela Professora Mariluce Jaskulski e preceptores da Unidade Básica de Saúde (UBS) São Vicente de Paulo, desenvolveram ações em conjunto para informar jovens estudantes entre 11 e 15 anos e gestantes residentes do território da UBS, a respeito de doenças do trato genital.



A iniciativa foi desenvolvida pelos acadêmicos Eduardo Orso, Arthur Adam, Gessica Wichnovski, Henrique Ohse, Lívia Goellner, Lucas Stefanini, Nathália Rossetto e Tamara Dal Mora. As apresentações foram executadas com abordagens distintas e buscaram conscientizar os diferentes públicos sobre as doenças abordadas, como se desenvolvem, os sintomas, a transmissão, riscos a gravidez, a prevenção e o tratamento.



A iniciativa com o público jovem foi realizada no dia 23 de maio, na Escola Estadual de Ensino Fundamental São Vicente de Paula, onde os estudantes do Curso de Medicina transmitiram seu conhecimento a respeito das doenças do trato genital, a fim de orientá-los para que compreendam os problemas e destacar a importância da prevenção, como fazê-la e procurar ajuda quando necessário.



Na semana seguinte, no dia 30 de maio, ocorreu o trabalho com o grupo de gestantes na mesma UBS. A apresentação teve como finalidade orientar as gestantes sobre as doenças do trato genital, mas tendo como foco abordar os perigos que elas podem provocar durante a gestação. Por isso, ressaltaram a importância de medidas preventivas, por meio de consultas ao médico realizando o tratamento adequado em caso de infecção.



Ações como essas são fundamentais para disseminar o conhecimento na comunidade e conscientizar tanto os jovens estudantes como as gestantes sobre as doenças do trato genital, além de proporcionar que os acadêmicos apliquem seus conhecimentos e amadureçam como futuros médicos.