Curso de Medicina realiza 5ª Jornada Acadêmica

Medicina

Página do Curso

Curso de Medicina realiza 5ª Jornada Acadêmica | | URI Câmpus de Erechim

Curso de Medicina realiza 5ª Jornada Acadêmica

13/09/2022 - 482 exibições

   


Nesta segunda-feira, dia 12 de setembro, teve início a 5ª Jornada Acadêmica do Curso de Medicina, com o tema “O essencial para o médico na prática da…”, que objetiva abordar assuntos relacionados às competências médicas. Faz parte do evento o 3º Interligas MED URI; o 3º Salão Científico; a 3ª Mostra Fotográfica Virtual Medicina e Arte; e o 1º Prêmio Bastão de Asclépio.



Na cerimônia de abertura estiveram presentes o Reitor da URI, Arnaldo Nogaro; o Diretor Acadêmico do Câmpus, Adilson Luís Stankiewicz; o Coordenador do Curso, Sergio Bigolin e o Presidente do Centro Acadêmico, Eduardo Pires Dias. O evento foi prestigiado por professores, funcionários e estudantes, além do Centro Acadêmico, Associação Atlética e Ligas Acadêmicas. Como momento cultural, o estudante Rafael Rossa Marsarotto representou Olavo Bilac, por meio de discurso proferido em 14 de outubro de 1915, a estudantes da Faculdade de Medicina de São Paulo.



A programação teve início com a entrega do Prêmio Bastão de Asclépio, conquistado pela acadêmica do 5º ano do Curso, Giovanna Sanagiotto Ross, que realizou uma pesquisa histórica sobre a “Batalha do Giareta: breve revisão do embate armado e o atendimento médico aos combatentes feridos” e que teve a orientação da professora Márcia dos Santos Caron. A premiação foi entregue pelo Diretor Acadêmico, Adilson Stankiewicz, e o Coordenador do Curso, Sergio Bigolin. O troféu Bastão de Asclépio concedido neste ano foi uma criação de Paulo Rohenkohl. O artigo premiado originou-se de uma pesquisa desenvolvida junto ao Grupo de Pesquisa - Patrimônio Histórico Material e Imaterial da Saúde, do Curso de Medicina.



Logo após a premiação, aconteceu a palestra “Sua marca vende? Até quando?”, com Rodrigo Cechet, Coordenador de Marketing, Comunicação e Eventos do Câmpus. O palestrante enfatizou que o sucesso depende de cada ação, atitude ou iniciativa adotada ao longo da carreira. “É importante lembrar o que queremos da nossa vida, de como desejamos ser lembrados ao longo do nosso caminho profissional. E isso depende de cada detalhe ao longo da nossa vida, do que queremos construir e deixar como legado”, pontuou.



Como parte da programação foi instalada a réplica da obra The Doctor, produzida em 1891 por Luke Fildes, no Hall de entrada do Prédio 10, gentilmente oferecida pelo Professor Felipe Santos Franciosi.



Esta tela serviu de inspiração para a estudante Taina da Rosa Bourckhcardt criar a arte do evento deste ano, que destaca em primeiro plano a figura de um médico reflexivo em um contexto familiar singular, que denota as fragilidades e limitações humanas, evidenciando o essencial na prática da relação médico, paciente e família.



Neste mesmo local foi instalada a obra Bastão de Asclépio, da artista plástica erechinense, Nazareth Zílio.



Obras artísticas também foram instaladas no Ambulatório Medicina, localizado ao lado da Fundação Hospitalar Santa Terezinha, as quais foram gentilmente doadas pelos seus criadores, os estudantes do curso Rafael Rossa Marsarotto e Taina da Rosa Bourckhcardt.



A 3ª Mostra Fotográfica “Medicina & Arte”, dispôs na página do curso e nos corredores do prédio 10, as fotografias recebidas.



A Jornada de Medicina deste ano conta com a parceria da Unimed, Unicred, Apsen Farmacêutica, Erva Mate Cristalina, Berbau Balas, Sicredi e Via Gelatto.