Acadêmicos de Enfermagem ministram treinamento na Fundação Hospitalar Santa Terezinha

Enfermagem

Página do Curso

Acadêmicos de Enfermagem ministram treinamento na Fundação Hospitalar Santa Terezinha | | URI Câmpus de Erechim

Acadêmicos de Enfermagem ministram treinamento na Fundação Hospitalar Santa Terezinha

20/06/2022 - 403 exibições

   


Acadêmicos do 9º semestre do Curso de Enfermagem da URI, ministraram, nos dias 07 e 08 de junho, um treinamento sobre o atendimento de enfermagem no suporte avançado de vida ao recém-nascido, para profissionais da Enfermagem na Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim.



O treinamento foi coordenado pelas professoras da disciplina de Estágio Supervisionado IE, Neiva de Oliveira Prestes, Luana Ferrão e Eliana Buss, e pela Enfermeira Marlei Anhaia, coordenadora dos setores de Maternidade e Centro Obstétrico da instituição hospitalar. Participaram do treinamento 90 profissionais, entre técnicos de enfermagem e enfermeiros dos diferentes setores e turnos de trabalho.



No mundo, estima-se que 2,5 milhões de recém-nascidos morrem a cada ano. A asfixia perinatal contribui com 30 a 35% das mortes neonatais, o que representa, em nível global, ao redor de 1 milhão de óbitos por ano, segundo publicação da Sociedade Brasileira de Pediatria deste ano.



Durante o treinamento foram utilizadas como ferramentas didáticas um vídeo elaborado pelos discentes e a simulação realística. Para essa, foi elaborada uma situação hipotética do atendimento a um recém-nascido que necessitava de reanimação após o nascimento, seguindo o protocolo da Sociedade Brasileira de Pediatria.



A iniciativa, segundo os acadêmicos, amplia e solidifica a integração do ensino com o serviço, oportunizando a interlocução com o ambiente de estágio por meio do treinamento.



Para as professoras supervisoras do estágio, essa atividade enfatiza a importância do protagonismo acadêmico, por meio da associação entre a teoria, prática e o raciocínio clínico, nos serviços de saúde, buscando a excelência do cuidado.



A enfermeira Marlei Anhaia enfatiza a necessidade constante de treinamento e reconhece a importância da aproximação entre ensino e serviço, reforçando o vínculo entre a universidade e a instituição hospitalar.



Para os profissionais participantes, a oportunidade foi de troca de conhecimento e satisfação em qualificar o cuidado, propiciando a continuidade da vida aos recém-nascidos.