A contribuição das metodologias ativas da Medicina na promoção e prevenção em saúde

Medicina

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A contribuição das metodologias ativas da Medicina na promoção e prevenção em saúde | | URI Câmpus de Erechim

A contribuição das metodologias ativas da Medicina na promoção e prevenção em saúde

11/05/2022 - 465 exibições

   


Acadêmicos do Curso de Medicina da URI (turma 2020) participaram, na sexta-feira, 6, no Anfiteatro, do “Seminário Relâmpago - Batalha Científica”, dentro da disciplina de Promoção e Prevenção em Saúde I, ministrada pelo Professor Samuel Salvi Romero.



A iniciativa se constituiu num desafio, baseado na metodologia de sala de aula invertida, observando a construção de dois seminários, em que duas equipes estariam se desafiando na elaboração de materiais científicos voltados para as evidências da Vigilância Sanitária X Vigilância Epidemiológica.



Cada equipe era responsável pelo desenvolvimento dos conteúdos, subsidiados por estruturas da Saúde Coletiva, Medicina e Políticas Públicas, sob orientação da Medicina Baseada em Evidências. Ao organizarem os materiais, os alunos deveriam, em 35 minutos, realizarem a abordagem do tema, de maneira a potencializar a vigilância sob seus auspícios, enquanto, na sequência, a outra equipe realizaria o inverso. A natureza das discussões esteve baseada em conceitos, bibliografias, buscas, fatos, discussões contemporâneas e muito domínio do conteúdo.



Ao mesmo tempo, as equipes eram avaliadas pelo professor da disciplina e por uma banca externa convidada, composta por duas profissionais da 11ª Coordenadoria de Saúde, Eliane Carvalho e Eliana Lira, respectivamente, dos setores de Vigilância Sanitária e de Educação Permanente em Saúde. A condução dos processos deferiu empate científico, compreendendo a magnitude das exposições e o desenvolvimento dos temas em questão.



A atividade mostrou a relevância das metodologias ativas no Curso e também o protagonismo do aluno no desencadeamento de estruturas acadêmicas potentes e consolidadas pela visão científica do próprio aluno.