Estrutura

Salas de aula

 

​Nesses ambientes ocorrem as aulas teóricas das diferentes disciplinas do Curso de Agronomia durante os períodos matutino e noturno.

 

 


Laboratório de botânica

 

​O laboratório possui Câmara de fluxo laminar,  estufa, microscópios,  forno de microondas, vidrarias, entre outros. Nas dependências do laboratório são realizadas as aulas práticas das disciplinas de Botânica, Fitopatologia, Entomologia, Biologia do Solo e atividades relacionadas aos Trabalhos de conclusão de curso.

 

 


Laboratório de máquinas agrícolas

 

​No referido laboratório estão disponíveis  trator, pulverizador de barras,  semeadora para culturas de inverno, semeadora a vácuo para culturas de verão, arado de disco,  arado de aiveca,  grade aradora,  escarificador,  roçadeira,  distribuidor de fertilizantes sólidos,  distribuidor de fertilizantes líquidos e  ensiladora. Neste laboratório são realizadas as aulas práticas das disciplinas de máquinas agrícolas.

 

 


Laboratórios de Informática

 

Os quatro laboratórios possuem um total 100 computadores. Neste espaço são realizadas as aulas práticas de disciplinas como Estatística experimental, Desenho assistido por computador, práticas com programas de Topografia e Agricultura de precisão.

 

 


Laboratório de topografia

 

O laboratório possui todos os equipamentos utilizados nas práticas de campo das disciplinas de topografia, como: teodolitos, níveis de precisão, GPS, estação total, trenas, balizas e outros.

 

 


Laboratório de sementes

 

O laboratório possui  Determinador de umidade de grãos Universsal,  Determinador de umidade de grãos eletrônico,  Balança de precisão, Dessecador, Estufas de secagem,  Câmara incubadora BOD e  Aparelho de microondas.
Neste ambiente são desenvolvidas as aulas práticas das disciplinas de Tecnologia pós-colheita e produção e tecnologia de sementes. Tais como determinação de umidade e impureza; teste de germinação; teste de vigor entre outras analises.

 

 


Laboratório de fenômeno de transporte e irrigação e física do solo

 

​Neste laboratório existem diversos equipamentos utilizados nas práticas de irrigação e solos agrícolas: trados, extratores de amostra indeformada de solo, tensiômetros, tensímetros, bombas, aspersores entre outros.

 

 


Laboratório de química

 

Dentre os equipamentos pode-se citar câmara incubadora BOD,  estufas,  destilador de água,  capela de exaustão de gases,  balança de precisão,  balança digital,  medidor de pH de mesa, espectrofotômetro, vidrarias diversas, peneiras metálicas e reagentes. Neste laboratório são realizadas as aulas práticas de diversas disciplinas, tais como: gênese e morfologia do solo, química e fertilidade do solo, assim como atividades relacionadas a iniciação científica e Trabalho de conclusão de curso.

 

 


Pomares

 

​No pomar existem espécies como citros, pessegueiro, pereira, ameixeira, macieira, entre outras espécies frutíferas. Nesta área ocorrem as aulas práticas da disciplina de Fruticultura, tais como raleio de frutos, poda, entre outras atividades práticas. Também são realizados diversos  experimentos de pesquisa na estrutura dos pomares.

 

 


Silo para secagem e armazenagem de grãos

Protótipo de silo para secagem e armazenagem de grãos.


Área agrícola

 

A área agrícola é destinada para as aulas práticas,  condução de experimentos (Milho, soja, solos, trigo, pastagens, cana de açúcar, mandioca, etc.) áreas demonstrativas e onde são realizados os dias de campo, assim como para a condução de trabalho de conclusão de curso.

 


 


Estufas para produção de hortaliças e a condução de experimentos

 

As estufas são usadas para a condução de experimentos e aulas práticas das disciplinas de olericultura, fruticultura e Irrigação.  Além disso, são usadas para a condução de experimentos de Trabalho de conclusão de curso (TCC) e Iniciação científica. 

 

 


Câmara de germinação climatizada

​ 

O ambiente é utilizado para o desenvolvimento de experimentos dos trabalhos de conclusão de curso na área de fruticultura e olericultura. Assim como experimentos relacionados com a iniciação científica.

 

 


Laboratório de geoprocessamento

 

​O laboratório localiza-se no campus I e é onde são realizadas as práticas das disciplinas de geoprocessamento e sensoriamento remoto.

 

 


Notícias

Mais Notícias