O GEAPI (Grupo de Engenharia Aplicada a Processos Industriais) foi criado em 2004, no Câmpus de Santo Ângelo, devido à necessidade crescente de modernização da estrutura do Curso de Engenharia Mecânica (E.M.) dessa unidade da URI. A partir daí, a infraestrutura da E.M. passou por melhorias, destacando a criação do Laboratório de Automação, Instrumentação e Controle (LAIC), a modernização do Laboratório de Soldagem, e a reformulação dos Laboratórios de Motores, de Metrologia e de Usinagem. A implantação do Laboratório de Vibrações está em fase de estudos de viabilidade técnico-econômica. Ainda no Câmpus de Santo Ângelo, em termos técnico-científicos, os projetos de pesquisa financiados pela URI e pela Secretaria da Ciência e Tecnologia (RS), com a cooperação de empresas da região, têm gerado diferentes orientações (Iniciação Científica, Trabalhos de Conclusão de Curso) e trabalhos publicados (Revistas Nacionais e Internacionais; Anais de Congressos). Desde 2006, tem-se também o apoio da FAPERGS em um projeto na linha de Monitoramento e Automação de Processos.
Em 2008, o GEAPI fez uma readequação das Linhas de Pesquisa conforme as necessidades das áreas de atuação dos novos e dos antigos professores pesquisadores integrantes, motivada principalmente pela criação do curso de Engenharia Mecânica no Câmpus de Erechim em 2007, onde também foi implementado o LABSIM (Laboratório de Simulação Numérica), este de caráter multidisciplinar e integrante da RNC (Rede Nacional de P&D de Carvão), implementada em 2008 a partir de recursos do MCT/CNPq. Dentre os laboratórios referentes ao Curso de Engenharia Mecânica da URI Erechim, atualmente destacam-se os de Ensaios Mecânicos, de Ciência dos Materiais e Tratamentos Térmicos, de Fenômenos de Transporte, de Metrologia, de CAD, de Usinagem e de Motores. Estão previstos ainda, para o Câmpus de Erechim, os laboratórios de Automação, de Instrumentação, de Refrigeração e Climatização, e o laboratório de Soldagem, que deverão ser implementados a partir de 2010, atendendo as necessidades do Curso de E.M. no referido Câmpus.
Em termos técnico-científicos, os projetos de pesquisa financiados para a URI, pela Secretaria da Ciência e Tecnologia (RS), pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), pelo Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT/CNPq) e também pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS), com a cooperação de empresas e instituições de ensino das regiões Norte e Noroeste do estado do Rio Grande do Sul, têm gerado diferentes orientações (IC, TCC) e trabalhos publicados (Anais de Congressos; Periódicos Nacionais e Internacionais). Além disso, a característica interdisciplinar do GEAPI vem ajudando a arquitetar e supervisionar os grupos discentes URI Baja Santo Ângelo (criado em 2004) e Aeromissões (criado em 2006) no Câmpus de Santo Ângelo, e também os grupos discentes do URI Baja Erechim (criado em 2008) e Aero URI (criado em 2009) no Câmpus de Erechim, que têm como base o projeto e a construção de protótipos (respectivamente, veículo off-road e aeromodelo) por equipes de estudantes de engenharia de todo o país que competem entre si em eventos anuais organizados pela SAE BRASIL.
Prof. Dr. Cristiano Vitorino da Silva
Líder do GEAPI
+55 54 3321 3321 1943 ou 3321 0040 (Ramal 18)
Prof. Dr. Flávio Kieckow
Vice Lider do GEAPI
+55 (55) 3313 7973 ou 7900 (Ramal 305)
Grande Área: Engenharias
Área: Engenharia Mecânica
Hiperlinks:
URI - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
Equipe URI-Baja
Grupo Interdisciplinar de Estado Sólido e Simulação
Pólo de Modernização Tecnológica das Missões
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
FINEP
UFRGS
ABCM
UFRGS