Encontro de Psicologia trata das habilidades dos profissionais do século XXI | | URI Câmpus de Erechim

Encontro de Psicologia trata das habilidades dos profissionais do século XXI

21/03/2022 - 512 exibições

O Curso de Psicologia da URI promoveu na quarta-feira, 16, a sua Aula Inaugural com o intuito de receber e dar as boas-vindas aos acadêmicos neste início de ano letivo. A abertura do encontro foi conduzida pelo Coordenador do Curso, Professor Felipe Biasus, e pela Coordenadora da área de conhecimento de Ciências Humanas, Professora Jacqueline Bianchi Enricone.

A iniciativa buscou provocar os alunos a pensar em temáticas contemporâneas, globais e complexas, fomentando, assim, habilidades consideradas fundamentais para os profissionais do século XXI, tais como a compreensão do contexto, a reflexão crítica e a argumentação.

Para tanto, oportunizou-se uma noite diferenciada, demarcada por diferentes momentos. Inicialmente, alunos e professores assistiram a uma entrevista concedida por Yuval Harari para o Roda Viva, no dia 11 de novembro de 2019. Yuval Harari é um professor israelense de História e autor do best-seller internacional “Sapiens: Uma breve história da humanidade”, “Homo Deus: Uma Breve História do Amanhã” e “21 Lições para o Século 21”. Seu último lançamento é “Notas sobre a Pandemia: e breves lições para o mundo pós-coronavírus (artigos e entrevistas)”. Leciona no departamento de História da Universidade Hebraica de Jerusalém. Na entrevista, ele falou sobre o monopólio de empresas de tecnologia, a relação entre religiões e preconceito, sobre o nacionalismo no século XXI, entre outros temas.

Em seguida, alunos e professores reuniram-se em pequenos grupos para debater os desafios citados por Harari, assim oportunizando aos acadêmicos um espaço de reflexão e de autonomia na problematização de aspectos como: a relação dos seres humanos com as tecnologias, o sentido da existência humana, o uso das redes sociais e o impacto na subjetividade e a necessidade permanente de aprender e reaprender.

Posteriormente a esse espaço de discussão, a professora Elisabete Maria Zanin integrou os diferentes momentos da noite em uma fala que contextualizou as mudanças no perfil profissional ao longo dos anos, destacando as características necessárias aos profissionais da atualidade e do futuro.