Escola Básica

Alunos do Ensino Médio da Escola fazem visita técnica | | URI Câmpus de Erechim

Alunos do Ensino Médio da Escola fazem visita técnica

24/12/2021 - 541 exibições

Para compreender melhor a disciplina de Química, alunos do segundo ano do Ensino Médio da Escola Básica da URI realizaram uma visita técnica na indústria da Provin Joias. A visita foi acompanhada pela professora de Química, Raquel Brusco Machado.

Através da iniciativa, os estudantes vivenciaram todas as etapas de produção de uma joia, iniciando pelo designer de uma peça, criação do modelo, escolha do material utilizado, impressão do modelo em 3D que, em seguida, é encaminhado para fundição.

Também conheceram o espaço onde as peças são cortadas, lixadas, polidas e limpas, bem como a lapidação e calibração de pedras que serão encaixadas em anel, colar, brinco, entre outros produtos.

Igualmente visitaram o local do banho das peças, onde é usada a técnica de eletrólise por galvanoplastia, assunto trabalhado na disciplina de química e que possibilitou aos estudantes uma vivência prática das teorias aprendidas em sala de aula.

Tiveram contato, ainda, com a parte de acabamento das peças, marketing e distribuição dos produtos. Para finalizar, conheceram a estação de tratamento dos resíduos gerados na indústria, destacando a responsabilidade ambiental e o destino correto dos resíduos líquidos e sólidos produzidos.