Acadêmicos desenvolvem propostas de Mirante com vista para o Vale Dourado | | URI Câmpus de Erechim

Acadêmicos desenvolvem propostas de Mirante com vista para o Vale Dourado

14/12/2021 - 1101 exibições

Acadêmicos de vários cursos da URI vivenciaram uma experiência importante no desenvolvimento de sua formação. Na sexta-feira, 10, no Auditório do Câmpus 2 da Universidade, eles apresentaram propostas de um Mirante com vista para o Vale Dourado, na Avenida Maurício Cardoso, em Erechim.

Estavam presentes o Vice-Prefeito e Secretário de Desenvolvimento Econômico, Flávio Tirello; o Secretário Geral, Edgar Marmentini; o Secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Neidmar Alves; o Secretário de Planejamento, Gestão e Orçamento Participativo, Paulo Jeremias dos Santos; a Arquiteta e Urbanista responsável pelo projeto, Ariane Pedrotti de Ávila Dias. O encontro foi prestigiado, ainda, pelo Diretor Acadêmico do Câmpus, Adilson Luís Stankiewicz.

Os trabalhos foram desenvolvidos na disciplina de Projeto Integrador IV, que abrange os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção. A equipe, composta por 60 alunos, foi dividida em três grupos, que desenvolveram, cada um, uma proposta de Mirante. A condução desta atividade foi realizada pelos professores da disciplina de Projeto Integrador IV, Professores Arthur Beskow, Camila Reis, Jessica Andrade Michel, Oséias Esmelindro, Sara Roesler e Suélen Vanzetto.

O objetivo das propostas foi fazer com que os alunos pudessem vivenciar uma situação real de projeto, despertando consciência ambiental e buscando desenvolver habilidades para a elaboração de projetos tecnológicos sustentáveis na área de engenharia e arquitetura, posicionando o acadêmico como agente de transformação social e ambiental.

A oportunidade foi muito importante, pois os acadêmicos passaram pela experiência de enfrentar os desafios buscando as melhores soluções, desenvolvendo habilidades de trabalho em equipe e construção de novos conhecimentos.

Com base no projeto desenvolvido pela Arquiteta Ariane Pedrotti de Ávila Dias, buscou-se incentivar os alunos a contribuir com algumas soluções que poderão ser aproveitadas em um futuro próximo. A apresentação dos grupos, além dos projetos, envolveu também um vídeo e uma maquete de cada proposta.

Como uma disciplina que busca a extensão, o contato com a comunidade, a intenção da proposta é retribuir a oportunidade dada aos acadêmicos executando, em tamanho real, o totem “Eu amo Erechim”, assim como sua iluminação, o qual fará parte do Mirante com vista para o Vale Dourado. Como registro do compromisso e vontade em transformar essa ideia em realidade e também para marcar o momento, foi feita a entrega às autoridades presentes um protótipo da proposta, através de um totem em miniatura.