Inovação nas oficinas da Semana Acadêmica dos Cursos de Educação Física | | URI Câmpus de Erechim

Inovação nas oficinas da Semana Acadêmica dos Cursos de Educação Física

28/10/2021 - 672 exibições

A Semana Acadêmica dos Cursos de Educação Física Bacharelado e Licenciatura da URI trouxe um novo formato para suas oficinas que estiveram sob a responsabilidade de cada câmpus, já que as conferências, nos três primeiros dias, foram realizadas de forma integrada e online com os demais câmpus da Universidade.

Ouvindo as expectativas dos diplomados e acadêmicos dos Cursos, a Comissão Organizadora, com a colaboração da Coordenação e professores, buscou parcerias para a realização do evento, o qual tem como um dos principais objetivos proporcionar aos inscritos momentos de aprendizagem que aliam a teoria à prática.

Assim, na quinta-feira, 21, e na sexta-feira, 22, aconteceram as oficinas que, além de usufruir da disponibilização de espaços de parceiros, contou com a colaboração de diplomados dos Cursos para ministrar as aulas.

Na quinta-feira foi realizada a oficina “Circuito de Avaliação Dinâmica x Estática: uma Visão Global-Local-Global”. Neste circuito, os participantes puderam aprender sobre a avaliação e prescrição do movimento de membros superiores, com a Profa. Juliana Costa; a avaliação física funcional, com o Prof. Rodrigo “Miro” Pedroso Ferraro; e sobre a avaliação de disfunções e compensações de membros inferiores, com o Prof. Lucas Araújo (Mantega). Foi reiterado por estes profissionais a importância da avaliação para a prescrição correta de exercícios físicos e, consequentemente, a obtenção de resultados que promovem a saúde dos alunos.

Na sexta-feira, na academia ProGym, unidade Marcos Uchôa, aconteceu a oficina “Expressão Corporal e Defesa Pessoal”. A aula de Danças Urbanas e Elementos do Jazz foi ministrada pela Profa. Vanessa Kurek; a de Danças Urbanas e Elementos de Hip Hop pelo Prof. Allan Knecht; e a aula de Jiu-Jitsu e Defesa Pessoal pelo Prof. Eduardo Echer e pelo instrutor Adilson Rodrigues dos Santos. Os participantes puderam, além de aprender técnicas diferenciadas de cada modalidade, interagir e se divertir.

Nesses dois dias, de forma simultânea, foram realizadas, na Arena Set Point, as oficinas de Beach Tennis, ministrada pela Profa. Franciele Krüger e pelo Prof. Antônio Felipe Moreira Torres; e de Padel, ministrada pela Profa. Cátia Rech Bicca e pelo Prof. Rondon Turra Simioni. Estes esportes de raquetes estão em evidência também em Erechim, o que revela possibilidade de atuação dos profissionais de Educação Física.

Percebe-se, dessa forma, que a escolha dos temas e modalidades levou em consideração as tendências atuais na área da Educação Física, principalmente na região. O feedback positivo dos participantes foi imediato, pois, além de adquirirem conhecimento tiveram momentos descontraídos e de confraternização.

Os Cursos de Educação Física da URI primam em oportunizar aos acadêmicos e diplomados momentos de renovação, aprendizagem e socialização. Por isso, as ações para os acadêmicos, nesse sentido, focam sempre em atividades de ensino, pesquisa e extensão preparando-os para o mercado de trabalho.