URI Erechim

Notícias Gerais

Alunos e professores apresentam trabalhos no Fórum de Estudos Olímpicos | | URI Câmpus de Erechim

Alunos e professores apresentam trabalhos no Fórum de Estudos Olímpicos

26/10/2021 - 587 exibições
   

A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul promoveu entre os dias 21 e 23 deste mês, de forma online, o Fórum de Estudos Olímpicos 2021 e o III Simpósio Latino-Americano Pierre de Coubertin. Os eventos reuniram especialistas de diversas partes do mundo para debates e valiosas trocas de experiências, além da divulgação de perspectivas, projetos e trabalhos na área dos Estudos Olímpicos e Pierre de Coubertin. Os objetivos foram os de compartilhar iniciativas de ensino e pesquisa e incrementar o diálogo e colaboração entre os grupos de pesquisa, pesquisadores dos Estudos Olímpicos e comitês Pierre de Coubertin de todo o mundo.

O Fórum contou também com Sessões de Comunicações Orais para apresentações de trabalhos, os quais abrangeram temáticas relacionadas ao esporte em geral, bem como abordagens relacionadas aos movimentos Olímpico e Paralímpico. Foram mais de 60 trabalhos da América Latina e Europa. As apresentações, seguidas de diálogos com avaliadores, também aconteceram no formato on-line. Os anais com os resumos dos trabalhos apresentados no evento serão publicados com ISBN ainda em 2021.

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física/Estudos Olímpicos (GEPEF/EO) da URI Erechim, que envolve estudantes e professores da Escola de Educação Básica e acadêmicos e professores do Curso de Educação Física, apresentaram 05 trabalhos científicos na Mostra de Trabalhos Acadêmicos do Fórum.

Isadora Marmentini e Talita Tressi, estudantes da Escola de Educação Básica e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física/Estudos Olímpicos (GEPEF/EO), acompanhadas do Professor de Educação Física, Bruno Felipe Assoni Faleiro, apresentaram o trabalho sobre a "Semana Olímpica 2021: Vivenciando na prática os Valores Olímpicos".

Enquanto isso, Rodrigo Krempaski Ribeiro apresentou seu trabalho sobre a Universidade Sem Limites no período da pandemia de 2020 e Larissa Tressi apresentou o trabalho desenvolvido com o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul, na unidade de Erechim, no Programa de Educação Olímpica da URI Erechim.

Por outro lado, Pedro Henrique Baidek apresentou o Campeonato on-line de Judô Para Todos, falando dos benefícios e valores universais. Por fim, o Professor Vanderlei Ramos de Oliveira apresentou o trabalho de Kelly Centenaro Giacomel sobre os benefícios dos Valores Olímpicos para saúde mental e socialização dos estudantes perante a COVID-19.

 

Ver mais notícias