URI gera 1.700 empregos e movimenta a economia das regiões onde atua | | URI Câmpus de Erechim

URI gera 1.700 empregos e movimenta a economia das regiões onde atua

21/10/2021 - 770 exibições

Por trás de números, histórias de vida transformadas pela educação. A Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) está presente em seis municípios do Rio Grande do Sul, trabalhando, há três décadas, para mudar a vida das pessoas.

Existem estudantes que ingressam na instituição ainda crianças, pois a URI conta com escolas completas, e encerram o ciclo na Universidade após a pós-graduação, já que ela conta com opções lato e stricto-sensu.

Comunitária, os recursos adquiridos são reinvestidos na própria instituição, que não tem dono. Assim, oferece serviços gratuitos à população e tem institucionalizados programas permanentes de extensão e ação comunitária voltados à formação e desenvolvimento dos alunos e sociedade. Ou seja, além de construir o conhecimento, contribui para fazer a diferença na sociedade.

Os números demonstram a pujança da Universidade nos mais variados aspectos, como econômico, educacional, cultural e social e que tem feito a diferença nos 238 municípios pertencentes às regiões onde atua.

São 1.700 empregos diretos, entre eles, mil professores (64% mestres e 36% doutores); 8.860 alunos em 37 cursos de graduação e 40 de pós-graduação, sendo 6 mestrados e 3 doutorados; mais de 20 cursos EaD. As Escolas de Educação Básica atendem 1.900 alunos. Todo esse contingente tem à disposição 442 modernos laboratórios para o ensino, pesquisa e extensão, além de 542 mil exemplares em suas bibliotecas, que tem seus acervos renovados constantemente.

Outros números chamam atenção: 110 projetos de pesquisa e 61 de extensão, sendo 27.400 ações de extensão por ano, mobilizando mais de 700 alunos nessa área. Além disso, a URI exerce sua responsabilidade social com mais de 2.400 horas de ações sociais por ano.

Anualmente, a Universidade realiza em torno de 85 formaturas, diplomando cerca de 1.800 novos profissionais, nas modalidades presencial e EaD. Durante essa caminhada, já formou cerca de 44 mil alunos na graduação. A cada ano, forma, ainda, cerca de 940 mestres e 80 doutores.

Para completar, promove muitos eventos acadêmicos e culturais, o que movimenta cada cidade e região onde está inserida. Por tudo isso, a Universidade, que completa, em 2022, seus 30 anos de história, tem impulsionado a economia movimentando cerca de R$ 164 milhões ao ano.

Por todos esses motivos, recebe destaque no Rio Grande do Sul, sendo uma das universidades mais lembradas entre os gaúchos.