Escola Básica

Escola usa personagem da literatura infantil no exercício da coordenação motora | | URI Câmpus de Erechim

Escola usa personagem da literatura infantil no exercício da coordenação motora

19/10/2021 - 481 exibições

Desde muito pequenas as crianças vivenciam e realizam muitas atividades com o objetivo de desenvolver habilidades que lhes possibilitarão o exercício da coordenação motora fina e viso-motora, bem como a apreensão adequada do lápis e a postura correta para sentar. São etapas importantes para que, no decorrer do processo de alfabetização, elas se apropriem do traçado correto das letras e consigam assimilar as palavras e a praticarem a escrita. Nessa fase, as letras de forma são mais fáceis de serem aprendidas, pois são formadas por linhas retas e simples de serem feitas.

Nessa proposta, com as aprendizagens consolidadas, chega o momento tão esperado pelas crianças do 1º ano da Escola de Educação Básica da URI: “A LETRA CURSIVA”. A apresentação da letra cursiva foi marcada por muita alegria com a visita inusitada da Bruxinha Zuzu, criada pela autora Eva Furnari. A personagem propôs a troca da chamada “letra bastão” pela letra cursiva, desafio aceito por unanimidade pelas crianças que ouviram com muita atenção as dicas preciosas que a bruxinha lhes contou.

Durante esse processo de conhecimento de um novo traçado de letras, as crianças usam áreas motoras do cérebro de planejamento e controle motor, de percepções visuais e associadas ao processamento da linguagem. É um trabalho rico e com comprovados benefícios para os pequenos leitores e escritores.