Escola Básica

Crianças da Escola desenvolvem projeto sobre educação financeira | | URI Câmpus de Erechim

Crianças da Escola desenvolvem projeto sobre educação financeira

13/10/2021 - 2841 exibições

A educação financeira na infância é responsável por semear um caminho mais consciente sobre o dinheiro. Por este motivo, alunos das turmas no Nível III, da Escola de Educação Básica da URI, participaram do projeto “1, 2, 3...Quer que eu conte outra vez?”. O objetivo da iniciativa, orientada pelas professoras Emily Fernanda Castanho, Estela Maris Munaro Bruschi e Maiara Fernanda Fusinatto, foi o de conhecer o sistema monetário, partindo do interesse das crianças em aprender de onde vem o dinheiro, saber utilizá-lo em diversas situações do cotidiano e reconhecer as cédulas monetárias.

As crianças tiveram a oportunidade de vivenciar momentos com atividades desafiadoras que despertaram a imaginação criativa, o olhar curioso e o desejo por aprender brincando. Foram desenvolvidas diversas atividades ao longo do projeto, tais como, vivenciar o espaço brincante do mercadinho e da farmácia, conhecer a moeda do Brasil e de outros países, realizar pesquisas de preços no mercado, brincar com jogos pedagógicos como boliche da economia e jogo das argolas, criar suas próprias cédulas de dinheiro, ser jornalistas por um dia para aprender sobre as moedas de antigamente, confeccionar o cofrinho da turma, brincar no “Banco Poupe Mais” e conhecer a Teresa – uma mulher muito atrapalhada que atraiu a atenção das crianças através de suas aventuras.

A partir deste projeto foi possível desenvolver a capacidade de comparar preços, reconhecer a importância de um consumo sustentável, praticar o cálculo mental e aprender sobre o uso do dinheiro de forma consciente. Segundo as professoras, certamente foram momentos que ficarão registrados na memória e no coração de cada criança que vivenciou, explorou, brincou e aprendeu mais sobre o dinheiro e a educação financeira.