Odontologia presente no maior Congresso Científico da América Latina | | URI Câmpus de Erechim

Odontologia presente no maior Congresso Científico da América Latina

10/10/2021 - 610 exibições

O Curso de Odontologia da URI esteve presente, entre os dias 08 e 11 de setembro, na 38ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO), realizada de forma virtual. Este evento é considerado o maior congresso científico de Odontologia da América Latina. A SBPqO pertence a International Association for Dental Research (IADR), sendo que seus eventos contam com cerca de 4.000 participantes anualmente, incluindo alunos de graduação, pós-graduação, professores e pesquisadores.

As acadêmicas Letícia De Nardin, Géssica Stuani e Cariane Vissotto apresentaram suas pesquisas científicas que foram orientadas pelos professores Antônio Augusto Iponema Costa, Simone Tuchtenhagen e Caroline Pietroski Grando.

Letícia De Nardin, bolsista do Programa de Iniciação Científica (PIIC/URI), apresentou os projetos sobre “Influência do material restaurador em contato com a dentina na vitalidade pulpar de dentes submetidos à remoção seletiva de tecido cariado” e a pesquisa sobre “Autopercepção de usuários assíduos de academia sobre saúde bucal, geral e estética corporal”. A acadêmica relata que participar desse evento de importância nacional, enquanto bolsista de iniciação científica, foi uma experiência acadêmica de grande valor para a minha formação e só foi possível com o incentivo que sempre recebi dos professores do curso e da instituição".

Géssica Stuani, também bolsista PIIC/URI, apresentou os projetos sobre “Ensino odontológico relacionado à saúde bucal de pessoas privadas de liberdade: estudo transversal” e o trabalho de pesquisa sobre “Uso de corante oftálmico como auxiliar na localização de canais radiculares por alunos de graduação”. Ela destaca: “Fiquei imensamente feliz por poder participar do SBPqO. Agradeço aos meus orientadores por sempre estarem ao meu lado e pela banca avaliadora que estava presente. Foi muito gratificante e enriquecedor poder participar deste grandioso evento.”

Por fim, Cariane Vissotto, bolsista de Extensão da URI, apresentou o projeto “Associação entre idade na primeira consulta odontológica e tipo de tratamento dentário realizado em pacientes infantis”.

O Professor e Coordenador do Curso, Antônio Augusto Iponema Costa enfatiza: “Esses momentos são extremamente valiosos tanto para a formação acadêmica quanto para a comunidade que se beneficiará dos resultados expressivos da pesquisa científica brasileira. Agradecemos, ao mesmo tempo, às acadêmicas por confiarem no nosso trabalho de orientação”.