Escola Básica

Alunos da Escola participam de aulas práticas | | URI Câmpus de Erechim

Alunos da Escola participam de aulas práticas

06/10/2021 - 629 exibições

Alunos dos primeiros anos do Ensino Médio da Escola de Educação Básica da URI participaram de aula prática nos laboratórios do câmpus II da Universidade. A atividade, que ocorreu na segunda-feira, 4, contou com a presença do Coordenador do Curso de Engenharia Elétrica, Cássio Baratieri, e do professor de Física da Escola, Carlos Stakonski.

O professor Cassio apresentou a matriz energética do Brasil, mostrando na prática a geração de energia elétrica proveniente da energia mecânica. Ao apresentar os simuladores de usinas hidrelétricas e eólicas, o Coordenador da Engenharia Elétrica disse que “estamos vivendo uma crise energética e que esta geração presenciará e acompanhará o desenvolvimento de residências autossustentáveis, que produzirão sua própria energia através de placas solares”.

A aula de Química, cuja responsável é a professora Raquel Brusco Machado, aconteceu na Central de Análises de Solo e Água, onde vivenciaram alguns procedimentos usados para analisar a água, como presença de nitritos e nitratos, condutividade, microbiologia, presença de coliformes totais e Escherichia Coli.

Na análise do solo foi demonstrado o pH, qual o pH ideal para algumas culturas, como legumes, frutas, grãos; titulação de alumínio presente em uma amostra de solo, etapas de análises do solo, temperatura, moagem, entre outros procedimentos realizados na estação de tratamento de resíduos gerados pela Central de Análises.

Segundo os professores, sem dúvida, foi um momento importante em que os conteúdos de Química e de Física, trabalhados em aula, puderam ser vivenciados em situações práticas do dia a dia, como a água, extremamente importante para a vida, e o solo, importante na produção de alimentos de qualidade.

Entre os alunos, a repercussão, da mesma forma, foi relevante. Ana Carolina Albiero de Cesaro disse: “Foi muito interessante, um momento de aprendizagem e memórias com os colegas. Depois de tanto tempo em casa, sem poder sair... fazer esse estudo fora da sala de aula foi muito significativo", resumiu. Eduarda Coan Bis também deu seu depoimento a respeito da iniciativa: "Achei a ação muito interessante, pois foi um momento em que a turma aprendeu não apenas o conteúdo em si, mas também a respeito das profissões e a importância do trabalho em equipe para que se tenha um bom resultado".