Curso de Psicologia completa 20 anos | | URI Câmpus de Erechim

Curso de Psicologia completa 20 anos

27/08/2021 - 906 exibições

O Curso de Psicologia da URI Erechim também se une nas comemorações do Dia do Psicólogo, celebrado nesta sexta-feira, 27. Essa graduação, que teve início em 2001, já formou mais de 400 psicólogos, os quais desenvolvem suas atividades profissionais nas mais variadas áreas da Psicologia, entre elas, a área Organizacional e do Trabalho, que absorve um grande número de profissionais na região, assim como a área vinculada às políticas públicas de saúde e assistência social, com os diplomados trabalhando em prefeituras. Outrossim, observa-se o crescimento da oferta de atendimento clínico de Psicologia bem como o aumento da procura por este profissional.

Ao longo dessas duas décadas, muitas ações importantes foram e são oferecidas. Sempre alinhado com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), o Curso passou a ser oferecido dentro de uma proposta de Graduação Ativa a partir deste ano, o que possibilita ao acadêmico um amplo conhecimento da áreas de atuação e teorias que fundamentam a prática em diferentes contextos. Além disso, com uma carga horária que ultrapassa as 800 horas de estágio, a vivência prática favorece o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes pela oportunidade de um aprendizado significativo e transformador da realidade.

Neste sentido, destacam-se as inúmeras parcerias de estágio com empresas, indústrias, escolas, hospitais, prefeituras e, em especial, o Centro de Psicologia Aplicada (CPA), um espaço do Curso de Psicologia junto ao Centro de Estágios e Práticas Profissionais (URICEPP). O CPA oferece atendimento clínico em várias abordagens teóricas para a população de Erechim. São mais de duas mil e trezentas sessões de atendimento psicológico anuais nesses 14 anos, destinadas a crianças, adolescentes, adultos, idosos, casais e famílias. O espaço conta com sete salas de atendimento, laboratório de observação do comportamento, testoteca e sala de grupos, o que favorece o desenvolvimento e aprendizado do estudante e possibilita o acesso gratuito a cuidados em saúde mental para a população de Erechim.

Atualmente, o Curso é coordenado pelo Professor Felipe Biasus, que foi aluno da primeira turma. Vale destacar que outros diplomados do Curso fazem parte do corpo docente, atualmente, como as Professores Letícia Ribeiro Souto Pinheiro, Angélica Paula Neumann e a responsável técnica do Centro de Psicologia Aplicada, Michele Costi Giacomel.

Para o Coordenador Felipe Biasus, “a importância do trabalho do psicólogo não se fez presente somente com a pandemia. Talvez a condição de privação a que a sociedade foi colocada ampliou a procura pela ajuda profissional, entretanto, a área da Psicologia vem crescendo nos últimos anos. Temos percebido, enquanto sociedade humana, a importância de buscar espaços de desenvolvimento pessoal, de autoconhecimento que favoreçam a qualidade de vida e a saúde integral e a Psicologia tem acolhido e favorecido tais movimentos”, conclui.