Conferencista destaca as lições de anatomia através de um quadro de Rembrandt | | URI Câmpus de Erechim

Conferencista destaca as lições de anatomia através de um quadro de Rembrandt

19/11/2020 - 530 exibições

Aberta oficialmente na noite desta quarta-feira, 18, a Terceira Jornada da Medicina da URI, cuja programação teve início no dia 06 de novembro com a realização de palestras da Primeira Interligas.
Uma apresentação do Coro da URI, através de um vídeo produzido especialmente para a abertura da Jornada, marcou o momento cultural previsto.
Ao saudar os alunos, professores, preceptores e membros da comunidade, o Coordenador do Curso, Sergio Bigolin, destacou que os acadêmicos são os verdadeiros atores desta Jornada Acadêmica. “A arte de ser médico equivale a cada um pintar o seu quadro, com competência e humildade”, destacou.
O Diretor Administrativo, Paulo José Sponchiado, lembrou o esforço na construção deste curso destacando que “este é mais um momento importante na vida da Universidade. Temas de alta relevância desta Jornada ampliam os horizontes do conhecimento”.
A conferencista convidada foi a professora Maria Helena Itaqui Lopes, da Universidade de Caxias do Sul, que fez uma análise detalhada do quadro "A Lição de Anatomia do Dr. Tulp", de Rembrandt, datado de 1632, quando essas iniciativas se constituíam em verdadeiros acontecimentos. O quadro, segundo a professora, traz verdadeiras lições de anatomia registrados por Rembrandt, autor holandês com mais de 300 pinturas reconhecidas em todo mundo. “O Dr. Tulp foi um dos maiores anatomistas e político importante da época quando foi prefeito de Amsterdã por quatro vezes. A obra traz muitas lições que podem ser identificadas até hoje, como detalhes do corpo, sendo um marco da medicina na busca do conhecimento onde se comprova também a finitude da vida”, disse.
O quadro que foi analisado pela professora Maria Helena foi reproduzido pelo Curso de Medicina da URI e pode ser visto na entrada dos laboratórios do prédio 11.
Para marcar ainda a abertura da Jornada, foi feito um sorteio do livro História da Medicina, de Roy Porter, entre todos os inscritos no evento. A vencedora foi a acadêmica Caroline Bruch.
A Terceira Jornada de Medicina tem como parceiros a Secretaria Municipal de Saúde; Fundação Hospitalar Santa Terezinha; Hospital de Caridade; Hospital Santa Mônica; Unimed; Hospital Comunitário de Nonoai e Hospital São Roque, de Getúlio Vargas.