Escola Básica

Escola promove mateada online | | URI Câmpus de Erechim

Escola promove mateada online

21/09/2020 - 577 exibições

Apesar da distância física, a Escola de Educação Básica da URI Erechim promoveu um momento tradicionalista em comemoração à Semana Farroupilha que neste ano, em função da pandemia do COVID-19, não pode contar com nenhuma atividade presencial. Por isso, a Escola realizou uma “Mateada online”, a qual mobilizou alunos, professores, coordenações e famílias.
Na área de Ensino Médio, foram várias atrações: Os Monarcas, com o Hino Riograndense; alunos declamando o poema 'Na Inocência dos mates', como Lorensoni Barbosa e Amanda Letícia Miotto; alunos dançando, como Arthur Manica de Quadros e Bianca Pungan Teffilli; ou interpretando como o aluno Lucas Gugel Fonseca.
Além disso, o aluno Arthur Manica de Quadros dançou com a aluna Bianca Pungan Teffilli e apresentou um solo de chula. Foi um momento único de vivências tradicionalistas, incentivando e valorizando a cultural gaúcha. Chimarrão, dança, música gaudéria e pilcha estavam presentes nas câmeras abertas e nos olhos de saudade de se estar junto.
O Ensino Fundamental II não ficou atrás e também apresentou muitas atrações: Fala da Patrona da Semana Farroupilha, Alessandra Motta; Clipe do Hino Riograndense; apresentação de Márcio Rech; Culinária Gaúcha com um carreteiro, prato típico gaúcho, elaborado pelo professor Mateus Baldissera.
Também aconteceram apresentações dos alunos da Escola que fazem parte do CTG Sentinela da Querência, como Julia Roani na Gaita; apresentação dos símbolos como a bandeira e o hino riograndense, através da 1ª prenda Keyla Gabriele Fleck e Ana Laura de Oliveira; declamação de poesia, com Ana Laura de Oliveira; e Vitor Wiest ao violão solo. Sem dúvida, um resgate emocionante do que é mais importante neste momento, que é a cultura e o orgulho de ser gaúcho.
Alunos e professores do Curso Técnico em Enfermagem também se engajaram na mateada promovida pela Escola.