Fórum de Jovens discutiu a conservação da biodiversidade, mudanças climáticas e pandemias | | URI Câmpus de Erechim

08/07/2020 - 1311 exibições

Realizado nesta terça-feira, 7, o XIV Fórum de Meio Ambiente da Juventude do Alto Uruguai Gaúcho. O evento foi promovido pelo Curso de Ciências Biológicas da URI, por meio do Laboratório de Educação Ambiental, em parceria com Coletivo Educador do Alto Uruguai Gaúcho, 15ª CRE, ASCAR/EMATER-RS, CAPA, Pelotão Ambiental da Polícia Militar e Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
Conforme a professora Sônia Balvedi Zakrzevski, do Departamento de Ciências Biológicas da Universidade, que coordenou o Evento, a temática central esteve associada com a campanha da ONU, para o ano 2020, que faz um apelo à ação global para combater a crescente perda de espécies e a degradação ambiental, além de chamar a atenção para a relação entre a saúde humana e a saúde do Planeta.
Os cientistas, a ONU, entidades de meio ambiente e a maioria dos governos concordam que o mundo está enfrentando uma crise ambiental sem precedentes, com um grande número de espécies à beira da extinção, enquanto as temperaturas globais continuam aumentando. As mudanças no uso da terra, a perda de habitats, a superexploração, a poluição, espécies invasoras e mudanças climáticas são fatores que contribuem diretamente para a perda de biodiversidade.
Essa realidade está reduzindo a capacidade da biodiversidade e dos ecossistemas de oferecer serviços de apoio à vida, o que, em muitos casos, leva a consequências negativas sobre a saúde e o bem-estar. Ainda em 2016, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) sinalizou um aumento mundial de epidemias zoonóticas como uma questão de preocupação. Especificamente, apontou que 75% de todas as doenças infecciosas emergentes nos seres humanos são zoonóticas e que essas doenças estão intimamente ligadas à saúde dos ecossistemas.
O Fórum, que aconteceu pelo Google Meet, com transmissão simultânea no Youtube, recebeu 720 participantes. Nele, foram realizadas duas conferências e 40 minicursos, ministrados por professores da URI, pelos estudantes do Curso de Ciências de Ciências Biológicas e colaboradores das entidades parceiras. Umas das conferências tratou sobre a Biodiversidade e Saúde – dos serviços ecossistêmicos às pandemias, ministrada pela professora Fabiana Lopes Rocha, que atua na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e na UCN SSC Center for Species Survival Brazil - CSS Brazil.
Outra temática foi sobre nuvens de gafanhotos, massas de ar e produção de alimentos: serviços ecossistêmicos e a fisiologia do planeta, assunto analisado pelo professor Alan José Bresolin, Diretor da Escola de Educação Básica da URI.
Enquanto isso, o músico Marcos Cargnin (Vox Marconds), abrilhantou o evento com música popular brasileira e os professores Vanderlei Ramos de Oliveira Júnior (Indio) e Matheus Augusto Venturin (DJ Las Vegas), coordenaram as atividades de animação durante o evento.
No encerramento do Fórum, ficou definido que a próxima edição irá acontecer no mês de setembro deste ano e vai tratar sobre a temática Meio Ambiente e Saúde.
A gravação das partes do evento transmitidas pelo Youtube podem ser assistidas no canal da URI Erechim, clicando aqui.