‘Conversas Ecológicas’ contribuem na formação de estudantes de Ciências Biológicas | | URI Câmpus de Erechim

22/06/2020 - 740 exibições

Durante o período de distanciamento social, as atividades didáticas na URI continuam de forma remota. Desta maneira, o uso constante das ferramentas digitais possibilitou, além do desenvolvimento dos conteúdos previstos pelas disciplinas, a aproximação com profissionais de diferentes regiões do país e até de outras nações.
Neste sentido, os alunos do Curso de Ciências Biológicas organizaram uma atividade chamada de ‘Conversas Ecológicas’. O formato da atividade, coordenada pelo professor Luiz Ubiratan Hepp, foi semelhante ao programa de TV Roda Viva. Durante a entrevista, os convidados respondiam questões relacionadas a sua área de atuação elaboradas pelos próprios alunos que conduziam a conversa.
Os convidados para a atividade foram os professores Fábio Jacomassa, do Instituto Federal do Paraná (IFPR); Ricardo Giovenardi, da URI Frederico Westphalen; Natalia Koch, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS); e Flavia Tirelli, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
As conversas foram muito diversificadas, pois contemplaram aspectos da carreira científica dos pesquisadores, a situação científica do país e peculiaridades das áreas de atuação. Segundo o professor Luiz, “a atividade foi muito divertida e teve uma boa aceitação por parte dos alunos. Como as perguntas eram feitas com base em uma pesquisa prévia sobre o currículo dos convidados, os encontros acabaram se caracterizando em palestras informais e descontraídas, o que possibilitou, mesmo no formato virtual, uma aproximação maior entre os estudantes e os profissionais.”
Os alunos de Ciências Biológicas da URI Frederico Westphalen também participaram das atividades de maneira muito efetiva.
As entrevistas foram gravadas e em breve serão disponibilizadas no canal do Youtube do Mestrado em Ecologia da URI (Relatos de Experiências do PPG Ecologia).