Diplomada em Enfermagem conclui mestrado | | URI Câmpus de Erechim

Diplomada em Enfermagem conclui mestrado

02/01/2020 - 968 exibições

A Superintendente de Marketing e Negócios do Santa Mônica, Márcia Fátima Balen Matté, defendeu no dia 09 de dezembro, sua dissertação de mestrado de Políticas Sociais e Serviço Social da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). O trabalho de Márcia, diplomada em Enfermagem pela URI Erechim, tratou sobre o Cuidado da Saúde e Defesa da Vida: A Contribuição do Movimento Social de Aratiba no Sistema de Saúde Local e Regional e que teve como objetivo mostrar a história da Associação Comunitária Hospitalar de Aratiba (ACHA) com enfoque no movimento social que possibilitou a concretização desse sonho daquela comunidade.
A Enfermeira Márcia foi aprovada com nota máxima, conceito A, por uma banca extremamente qualificada, entre eles, o professor e Reitor da URI, Arnaldo Nogaro, que segundo ela, enalteceu ainda mais sua apresentação por ser egressa da Universidade.
Além de familiares, colegas e amigos, também prestigiaram a apresentação o Diretor do Hospital Comunitário de Aratiba, Lucir de Conto, e integrantes da comunidade aratibense.
Segundo Paulo Antonio Barros Oliveira, Professor Titular CEDOP/DMS/FAMED/UFRGS o trabalho mostrou alta relevância, pois demonstra a importância de uma gestão séria com a participação da comunidade, onde o SUS deu e continua dando certo, através de um hospital comunitário, hoje referência, e algumas especialidades para 33 municípios da Região. Um projeto como esse deve ser divulgado através de um livro e documentário para que toda população tenha conhecimento de uma experiência de saúde de sucesso.
Márcia possui graduação em Enfermagem (URI Erechim), formada em 2006; Administração de Empresas (ULBRA); Pós-Graduação em Administração Hospitalar e Negócios em Saúde (IAHCS); Pós-Graduação MBA em Gestão e Organizações de Serviços de Saúde (IMED); e Pós-Graduação em Formação Pedagógica para a Docência (FAE). A busca constante por conhecimento demonstra como educação e saúde são grandes aliadas e com um viés extremamente importante.