URI Erechim

Notícias Gerais

A influência da culinária indígena e africana na alimentação brasileira | | URI Câmpus de Erechim

A influência da culinária indígena e africana na alimentação brasileira

08/05/2018 - 39174 exibições
   

Hábitos alimentares são as formas que comprovam como os indivíduos ou grupos selecionam, consomem e utilizam os alimentos disponíveis, incluindo produção, armazenamento, elaboração, distribuição e consumo de alimentos. No caso da cultura alimentar brasileira sabe-se que as três etnias tiveram grande influência: a branca (de origem europeia), a indígena (de origem nativa) e a negra (de origem escrava). Povos africanos e indígenas deram origem à composição da alimentação brasileira que se caracteriza por ser bastante diversificada.
Com essas informações, acadêmicos do Curso de Nutrição (turma 2018), dentro da disciplina de Introdução à Nutrição, ministrada pela professora Roseana Baggio Spinelli, fizeram uma pesquisa bibliográfica e realizaram uma aula prática, preparando vários pratos culinários de origem africana e indígena e que fazem parte do nosso cardápio até hoje.
A iniciativa foi desenvolvida no sábado, 05, no laboratório de Técnica Dietética do Centro de Práticas Profissionais (URICEPP). Os acadêmicos, divididos em grupos, prepararam feijoada, arroz com carne e legumes, peixes e farofas de origem indígena e africana. Foram produzidos também pratos com aipim, farinha de tapioca e alguns pratos doces com leite que foram incorporados à alimentação dos portugueses, na época da colonização. Muitos alimentos, utilizados naquela época, são usados até hoje nas refeições das famílias brasileiras.

 

Ver mais notícias