A Câmara de Vereadores de Erechim prestou uma homenagem especial à Associação Coral Universitário de Erechim, na noite de segunda-feira, 17. A homenagem, proposta pela vereadora Eni Scandolara, marcou a passagem dos 35 anos do Coro.
A parlamentar, no seu pronunciamento oficial, destacou que “ao apresentarmos esta solicitação, tivemos como objetivo valorizar o trabalho deste grupo que há tanto tempo contribui para o desenvolvimento cultural de nosso município. Quantos tiveram, nestes 35 anos, a oportunidade de serem tocados em suas almas pelo encanto da arte, pois não há espírito que não se eleve ao som harmonioso da música. Então, o Coro merece que nós, que nos encantamos com sua arte, reconheçamos a sua marca em nossas vidas”, frisou a autora da homenagem.
O Coro Universitário, inicialmente Coral da FAPES, foi fundado no dia 25 de maio de 1981 e representa, atualmente, uma das principais expressões culturais da cidade, tendo realizado apresentações em eventos e festivais de coros.
No decorrer de sua história, vários profissionais regeram o grupo, cada um trazendo sua técnica, sua forma de atuação, propondo dinâmicas para os cantores, buscando sempre a qualidade interpretativa e musical. Regeram o Coral, nesse período, Jaira Paiva Perin, Neiva Spinatto Groch, José Luiz da Silva, José Carlos Ghellen, Aldo Ademar Hasse e o atual regente Márcio Buzatto, que também atua como regente do Coral de Meninas de Bom Princípio e do Coral e Orquestra Filarmônica da PUC/RS.
Na presidência da Entidade estiveram Helena Confortin, fundadora e 1ª presidente, Ademar Francisco Brum, fundador e presidente por diversas gestões, Mercedes Dorildes Aneris de Oliveira, Inês Machado, Ana Diel, Katia Molon e, atualmente, Marli Pomagersk.
Em sua trajetória musical, o Coral gravou três CDS, Melhores Canções (1998), Canções de Natal (1999), Hinos (2002), com a participação da Orquestra de Concertos de Erechim. Também participou do CD do III Congresso Sul-Brasileiro de Corais Universitários, gravado ao vivo na cidade de Balneário Camboriú.
Hoje, o Coral apresenta um repertório eclético, com músicas sacras, eruditas, folclóricas, populares, gaúchas, regionalistas, passando pela MPB e outras manifestações. Desde fevereiro de 2015, o Coral tem como pianista Gustavo Pereira Malfatti.