URI Erechim

Notícias Gerais

Jornada de Nutrição alerta para os riscos das dietas da moda | | URI Câmpus de Erechim

Jornada de Nutrição alerta para os riscos das dietas da moda

30/08/2016 - 2558 exibições
   

Teve início nesta segunda-feira, 29, a IX Jornada de Nutrição da URI Erechim. O evento, que discute a prevenção e a qualidade de vida ao longo da semana, contempla também o VIII Encontro de Pesquisa Científica e a III Mostra de Fotografias.
As atividades começaram no turno da tarde, com o minicurso sobre “disbiose intestinal”, ministrado pelo nutricionista Michel Carlos Mocellin, egresso do Curso e doutorando em Nutrição na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Michel explicou que a disbiose intestinal está associada a diversas doenças, uma vez que representa uma elevação das bactérias ruins e diminuição das bactérias boas no organismo. “A dieta e reeducação alimentar são fatores determinantes para reestabelecer o quadro de disbiose ou agravar, no caso de uma dieta que não seja saudável. O profissional nutricionista deve entender o que ela é e intervir, por meio de estratégias nutricionais, nesse controle”.
À noite, aconteceu a abertura oficial da Jornada, que teve início com um momento cultural proporcionado pelo Coral da Escola de Educação Básica da Universidade.
Em seguida, a Coordenadora do Curso, Vivian Polachini Skzypek Zanardo, destacou os 10 anos do Curso e do objetivo permanente de oferecer formas de prevenção e qualidade de vida à população regional, através dos profissionais formados todos os anos.
O Diretor Administrativo, Paulo Roberto Giollo, reforçou a colocação da Coordenadora salientando o trabalho permanente da Instituição em realizar, além do ensino, também a extensão e a pesquisa. Disse que o Curso de Nutrição, aliado com o Curso de Educação Física, são a garantia de uma qualidade de vida, com a prevenção de muitas doenças. “Alimentar-se adequadamente e fazer exercício são os segredos para termos uma vida melhor e mais saudável”, salientou.
A programação teve sequência com a palestra do nutricionista Michel Mocellin, quando falou sobre as dietas da moda. Ele frisou a importância de o nutricionista prescrever apenas o que é comprovado cientificamente e que gere benefícios aos pacientes. Sobre a nova moda das dietas, alertou: “As pessoas que acabam adotando essas dietas devem entender que quando se faz uma grande restrição, seja de maneira geral ou um grupo específico de alimentos, ou quando se passa a ingerir muito de determinado grupo alimentar, pode-se ter prejuízos. O que buscamos na nutrição é o equilíbrio. Normalmente as dietas, mesmo as científicas, apresentam um risco de desenvolver algumas deficiências nutricionais ou distúrbios metabólicos. Não é qualquer dieta que vai ser efetiva”.
Sobre o abuso de dietas ao longo da vida, o nutricionista explicou que algumas pesquisas apontam que fazer dieta é um fator de risco para ganhar peso. “Quanto mais dietas forem feitas para o controle de peso, em um período de 10 a 15 anos, ganha-se mais peso do que se não fizesse dieta. Deveríamos ter o dever, como nutricionistas, de entender porque as pessoas comem compulsivamente ou deixam de comer, considerando as questões psicológicas, identificando e encaminhando aos profissionais para tratar conjuntamente com a dieta”, encerrou.
Ao longo da semana, serão discutidos, por meio de conferências, apresentações de trabalhos e minicursos, a prevenção e a qualidade de vida por meio de estratégias da área da nutrição.

 

Ver mais notícias