Durante o primeiro mês de aula, os alunos dos oitavos anos A e B, orientados pela professora Emília Maria Fantinel, foram convidados a ler as revistas Mundo Estranho (Editora Abril), Galileu (Editora Globo) e Superinteressante (Editora Abril). Cada um escolheu um artigo de uma dessas revistas e apresentou para a turma em forma de oratória, usando recursos diversos, como cartazes e fotos.
Como a grande maioria dos alunos optou por artigos da Superinteressante, a professora selecionou um artigo da edição de março, intitulado “A genialidade das plantas”, para que lessem e escrevessem uma carta para a sessão “CARTA DO LEITOR”. As cartas foram digitadas e enviadas, em aula, através de uma atividade feita no Laboratório de Informática.
A grande surpresa foi que em seguida receberam um e-mail da ex-aluna da Escola de Educação Básica da URI, Pâmela Carbonari Paludo, hoje jornalista, dizendo que trabalha na revista. Sugeriu que fosse feita uma foto de todos os alunos para ser publicada na revista do mês de abril, o que acabou acontecendo para alegria de todo grupo de alunos.
Pâmela estudou na Escola da URI de 1997 a 2009, cursou jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis, e hoje é repórter da revista Superinteressante, depois de passar um período na Revista Exame.