O Professor Fabrízzio Martin Pelle Perez, do Curso de Fisioterapia da URI, defendeu a sua tese de doutorado em Envelhecimento Humano, na Universidade de Passo Fundo, onde também realizou o mestrado nessa mesma área de pesquisa.
A trajetória acadêmica e profissional do fisioterapeuta iniciou em 2003, quando integrou na primeira turma do Curso de fisioterapia da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Câmpus de Erechim. Desde então, construiu uma carreira sólida pautada pela busca constante de conhecimento e pela formação de novos profissionais na área da saúde.
Após a graduação, especializou-se em Ortopedia e Traumatologia, áreas que sempre despertaram seu interesse e nas quais aprofundou seus conhecimentos clínicos e científicos. Desde 2010, atua no Curso de Fisioterapia da URI Erechim, vivência que tem proporcionado um contato direto e enriquecedor com os estudantes, contribuindo para sua formação crítica e humanizada.
Em 2019, iniciou o mestrado e, em 2021, deu sequência aos estudos ingressando no doutorado. Durante a formação doutoral, teve a oportunidade de realizar um estágio sanduíche em Porto, em Portugal, onde passou seis meses vivenciando intensos aprendizados, trocas culturais e experiências acadêmicas marcantes.
Sua pesquisa de doutorado está inserida na área da gerontecnologia e desenvolveu um protocolo de intervenção cinesioterapêutica por meio de um jogo virtual. O estudo avaliou os efeitos dessa abordagem na melhora da força muscular, do equilíbrio e no potencial de redução da pressão arterial e da frequência cardíaca em mulheres idosas com hipertensão. O trabalho reforça seu compromisso com a promoção da saúde e com a qualidade de vida no processo de envelhecimento.