URI Erechim

Notícias Gerais

Palestras sobre mercado de trabalho e combate ao crime organizado abrem Fórum do Direito | | URI Câmpus de Erechim

Palestras sobre mercado de trabalho e combate ao crime organizado abrem Fórum do Direito

16/09/2025 - 48 exibições
   

Com a presença de estudantes, professores e convidados, teve início na noite de segunda-feira, 15, no Salão de Atos, o XXXII Fórum de Estudos das Ciências Jurídicas e Sociais, promovido pelo Curso de Direito da URI. 

A solenidade de abertura contou com a presença do Diretor Acadêmico, Adilson Stankiewicz; do Coordenador do Curso, José Plínio Rigotti; da Coordenadora do Fórum, Giana Zanardo Sartori; e do Presidente da Associação Atlética Acadêmica de Direito, Gustavo Zanella, que enalteceram a realização do evento como uma forma de ampliação do conhecimento na área do Direito, reafirmando a missão da Universidade na formação integral, humana e social. As lideranças acadêmicas destacaram a importância da integração entre ensino, pesquisa e extensão na consolidação do Curso de Direito. 

Duas palestras marcaram a primeira noite do Fórum. Na primeira, a advogada, professora e escritora Cleize Kohls, apresentou aos estudantes os desafios do mercado de trabalho na atualidade. A professora da UNISC (Universidade de Santa Cruz do Sul), destacou as transformações tecnológicas que exigem atualização constante, porque as ferramentas não substituem o olhar crítico do profissional. Citando seu próprio exemplo, disse: “A importância do estudo é fundamental para superar os medos e os desafios na busca dos sonhos. Mas é preciso muita dedicação, estar atualizado, ser flexível e ter senso de responsabilidade”, frisou a palestrante. E alertou a todos sobre os perigos do uso da Inteligência Artificial na área do Direito. “Sabemos da importância da IA nos dias de hoje, mas temos que estar alertas para não cairmos nas armadilhas dessa nova ferramenta”, concluiu. 

A segunda conferência foi com o Delegado da Polícia Civil e Diretor do Departamento Estadual de Repressão aos Crimes Contra a Administração Pública (DERCAP), Cassiano Desimon Cabral, diplomado pelo Curso de Direito da URI. Por isso mesmo, sua palestra tratou da “Jornada de um Egresso da URI no Combate ao Crime Organizado”. 

O Delegado compartilhou sua experiência na Polícia Civil, marcada pela atuação em investigações criminais e no enfrentamento à corrupção. Em sua exposição, observou que a definição de objetivos durante a graduação permite traçar caminhos mais consistentes para a carreira jurídica. “O Curso de Direito abre um leque de excelentes áreas de atuação profissional. Mas alerto que o caminho não é fácil, mas ler muito, principalmente sobre a área a ser buscada, é um bom começo”. Destacou, no entanto, que é preciso foco em metas e lutar até chegar a elas. “Precisamos alimentar o cérebro com conexões reais e não abstratas. Assim, é possível visualizar o futuro com mais clareza e atingir os objetivos. Eles virão, com certeza, mesmo que não saibamos, no momento, a data certa da concretização das metas que estão sendo buscadas”, concluiu.  

O Fórum do Direito, que prossegue até sexta-feira, 19, tem o apoio da OAB/Subseção de Erechim e Top Formaturas e Eventos, e conta, ainda, com a realização do XI Simpósio Internacional de Direito Contemporâneo, da XIII Mostra Científica, da IV Mostra de Extensão e do XXIII Encontro de Diplomados. 

 

Ver mais notícias