Após alguns anos de ausência, o Curso de Ciência da Computação da URI Erechim voltou a marcar presença na Maratona Nacional de Programação, evento classificatório para a fase final e para a etapa Sul-Americana da competição. A regional foi realizada sábado, 13, em Chapecó (SC) e contou com a participação de 21 equipes.
A URI Erechim esteve representada por um time formado por três estudantes do primeiro ano do curso: Lucas Blanger, Henrique Gabriel Otfinoski e Marcelo Giovani Chies Filho. Ao longo das cinco horas de prova, a equipe figurou boa parte do tempo entre as três primeiras colocações e encerrou a competição em sexto lugar, ficando atrás apenas de equipes da UFFS e de uma equipe da UNOESC composta por alunos em fase de conclusão do curso.
O evento reuniu times de diversas instituições de ensino, como IFSC, IFRS, UNOESC (em diferentes campi), Horus e UNO, dentre outras, o que proporcionou grande diversidade e nível competitivo à disputa.
Para o professor Neilor Tonin, coach que acompanhou a equipe a Chapecó, “o resultado foi muito positivo, considerando que o time da URI é formado integralmente por estudantes do primeiro ano. Agora, o mais importante é manter a motivação e a persistência, para que o grupo continue estudando e evoluindo, em busca de resultados ainda melhores a partir do próximo ano, com o objetivo de se classificar para a final Sul-Americana da competição”.